Rap Plus Size e a canção-manifesto para uma moda mais inclusiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/03/2021 às 20:30 | Atualizado em 03/02/2022 às 15:22
X

Com letras combativas e tom firme, o duo Rap Plus Size dá voz às demandas das pessoas gordas há cinco anos. Ele é formado por Jupi77er e Sara Donato e, recentemente, lançou Só pago o que me cabe. Trata-se de canção-manifesto que critica a indústria da moda e celebra a criação de um ecossistema independente, capaz de dar a esse público o domínio sobre o que colocar sobre seu território mais íntimo: o corpo.

 

Inicialmente, o Rap Plus Size seria apenas um álbum colaborativo, lançado em 2016. A parceria de Jupi77er e Sara deu certo e os músicos julgaram que o nascimento de um duo de rap consolidaria sua carreira na área, além de dar continuidade à mensagem do disco.

 

LEIA TAMBÉM > Dadá Boladão sobre reconhecimento de Cardi B: “Dá certeza de que meu trabalho está sendo bem feito”

 

"Nossos objetivos sempre foram o de fortalecer as pessoas, empoderando e trazendo uma perspectiva de autonomia e amor próprio, liberdade ao próprio corpo. (...) É este o lugar no qual nos encontramos: de informar, acolher, mostrar outras possibilidades e enfrentar os problemas que o 'CIStema' coloca pra nós", comentou a dupla ao Social1, em resposta conjunta.

 

 

Para além de uma canção-manifesto sobre as reinvindicações plus size, o single também tem a proposta de valorizar esse público e as iniciativasindependentes de moda que, longe do núcleo desse mercado, atendem o público com corpos gordos.

 

"Também é uma musica pra celebrar nossa autoestima, nossa autonomia, de não depender do mercado das grandes marcas para nos vestirmos, que hoje podemos criar nossos próprios modelos, ir em busca de outras marcas e criadores independentes que podem contribuir com nosso trabalho", comenta a dupla.

 

Sara Donato e Jupi77er formam o Rap Plus Size (Imagem: Divulgação)
Sara Donato e Jupi77er formam o Rap Plus Size (Imagem: Divulgação)

 

Com Só pago o que me cabe, a dupla pretende mais que apenas canalizar suas críticas à indústria da moda. O objetivo também é levar sua mensagem até os tomadores de decisão das marcas, para que eles percebam a importância de produzir roupas em tamanhos maiores.

 

"Mas se eles não quiserem produzir para nós, não tem problema, vamos continuar comprando de quem faz pra gente e ainda assim, vamos nos vestir muito bem. (...) A moda plus size já é alheia à indústria da moda convencional, pois não existe interesse em atrelar as marcas à tamanhos maiores pois isso significa validar existências gordas, corpos dissidentes, e o objetivo dessas empresas é, além de tudo, continuar promovendo um padrão de beleza do qual elas se prestam a atender. Então sabemos que hoje o acolhimento a corpos grandes e pessoas gordas vem de marcas menores, brechós e produtores independentes", pontuam Jupi77er e Sara Donato.

 

Lançado como single, Só Pago o que Me Cabe vai integrar o próximo EP do Rap Plus Size, que será batizado de REVOADA e deve ser lançado ainda neste ano.

Tags

Autor