Entenda toda a discussão envolvendo Lumena e Caio no BBB21

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 28/01/2021 às 7:44
X

Repercutiu na última quarta-feira, 27, o descontentamento de Lumena em relação aos homens da casa. A discussão no BBB21 durou algumas horas e envolveu Lumena, Fiuk, Caio e outros brothers da casa.

LEIA TAMBÉM: “Todo mundo quer lacrar nos discursos”, diz Hariany Almeida sobre brothers no BBB21

Tudo começou quando os participantes foram chamados para participar de uma ação publicitária de uma marca de cosméticos. Lá, o fazendeiro Caio sugeriu que as mulheres maquiassem os homens, como forma de descontração.

Além dele, outros nomes como Fiuk, o pernambucano Gilberto, Rodolffo e Projota também participaram. Contudo, ao mostrarem sua transformação para os demais, alguns brothers imitaram trejeitos femininos. E foi isso que incomodou a baiana Lumena.

Assim, a sister partiu para a conversa com Caio, explicando como se sentiu com as atitudes. "Em mim tocou em lugar muito violento. Sei que você não tem amiga travesti, amigo trans. Então não viu o que eu vi", disse a psicóloga.

O problema em si não é se maquiar, já que é um hábito que independe de gênero. Mas sim performar, a partir disso, trejeitos femininos ou afeminados, o que reforça uma ideia transfóbica. Ou seja, preconceituosa contra pessoas trans e travestis.

LEIA TAMBÉM: O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

Contudo, muita gente enxergou o posicionamento de Lumena como exagerado; mesmo que a conversa tenha acontecido em tom amigável e que ambas as partes tenham se entendido. Pessoas trans e do movimento LGBT elogiaram a atitude dela; principalmente levando em conta que o BBB só teve uma participante transgênero até hoje.

Fiuk, Projota, Lucas Penteado e outros brothers concordaram com a sister e se mostraram arrependidos das brincadeiras. Vale lembrar que nesta sexta, 29, se celebra o Dia da Visibilidade Trans no Brasil.

Tags

Autor