Pandemia e "cancelamento": perfis buscam expor aglomerações, especialmente com famosos

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 31/12/2020 às 10:52
Cancelados FOTO:

Apesar da alta no número de casos e óbitos causados pela pandemia do novo coronavirus, não são raras as imagens de aglomerações com centenas de pessoas nas festas de fim de ano. Em contrapartida, surgem perfis nas redes sociais dedicados a identificar e expor eventos que furam o isolamento social, especialmente quando são promovidas ou contam com a presença de algum famoso. Vez ou outra, publicações causam confusão e desinformação por falta de apuração.

Os primeiros perfis começaram a surgir quando vazaram informações e imagens sobre a grande festa de réveillon que estaria sendo promovida por Neymar em Mangaratiba, Rio de Janeiro. Mesmo com o isolamento digital (o jogador teria proibido o uso de celulares na festa), contas no Instagram conseguiram achar algumas imagens e indícios de influenciadores que teriam comparecido ao evento. Na rede social, as contas mais famosas são a @canceladosreveillonnjr (com mais de 12 mil seguidores) e a @canceladosdafestadoneymar (que conta com mais de 4 mil seguidores).

O @canceladosreveillonnjr vem publicando, vez ou outra, imagens de famosos furando o isolamento para além da festa do jogador. Foi o caso de uma postagem feita no dia 29, na qual o perfil compartilha vídeo de uma festa na Barra de São Miguel, em Maceió. A filmagem captou o áudio de uma mulher gritando "é so? me entubar, porra, e? so? me entubar…". A fala foi atribuída a Ammie Graves, que prontamente foi "cancelada" por alguns usuários. Em seu perfil, a DJ conta que o vídeo é de sua autoria, mas que a fala foi de uma mulher que estava presente na festa.

Enquanto isso, no Twitter, o perfil BrazilCovidfest (@BCovidfest) vem publicando vídeos e fotos de aglomerações em locais como São Miguel do Gostoso e outras praias que são conhecidas como destinos favoritos de influenciadores no réveillon.

Últimas notícias