Em tempos de pandemia, saiba como fazer deste Natal uma boa comemoração

Samantha Oliveira Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 25/12/2020 às 8:00
2020 foi um ano atípico, mas confira algumas dicas para melhorar sua saúde mental (Foto: Freepik)
2020 foi um ano atípico, mas confira algumas dicas para melhorar sua saúde mental (Foto: Freepik)
Leitura:

Em um ano tão atípico e conturbado com 2020, as expectativas para o Natal mudaram. Aliás, muita coisa mudou, incluindo o modo em que se enxerga tais datas comemorativas. Com a recomendação de não aglomerar pessoas neste fim de ano; a pandemia de coronavírus vem como um choque para o que antes era tão tradicional - e normal.

Ajudinha útil: frases inspiradoras para mensagens de fim de ano

Apesar disso, o doutor em neurociências e psicologia, Fabiano de Abreu garante que é possível ter um bom Natal; mesmo com tantos acontecimentos ruins neste ano de 2020. Por isso, o neurocientista e psicanalista aproveita para dar dicas de comportamentos que podem tornar a nossa vida menos conflituosa.

Ele afirma que, em um momento tão conturbado quanto o de fim de ano, a "atmosfera" negativa torna-se inevitável; afetando as funções físicas e psicológicas. A solução seria, portanto, "a busca do controle emocional para um bom Natal e um ano novo de esperança."

De comer com os olhos: aprenda a organizar uma ceia de Natal

Fabiano de Abreu ainda destaca a importância da saúde mental e de cuidar desse fator. Ele recomenda um conjunto de dicas importantes acessível para todos.

Uso da inteligência emocional

"Não há melhor remédio", explica. "O uso da região pré frontal do cérebro é essencial para tomada de decisões e no domínio para a positividade". Também no domínio das demais regiões cerebrais incluindo o sistema límbico onde se situa a amígdala; vigilante das nossas emoções e responsável por nossos instintos.

Confira a mensagem de Fernanda Montenegro sobre esperança em 2021

Ela nos assegura a atenção para a vida, mas também não entende nem proporciona o tipo de perigo. E, quando a ameaça é constante, como a atmosfera negativa que vivemos por exemplo; ela aciona a ansiedade que nos cobra soluções e quando não a temos, é quando nos causa a desordem. A inteligência emocional é justamente distorcer a emoção antes que ela domine.

Como usar a inteligência emocional:

  • Buscar o lado positivo em tudo, mesmo em situações negativas. Por exemplo, a doença trouxe problemas, mas aproximou famílias, fez repensarmos em nossas vidas e valores. Para quem sofre o luto, toda dor pode ser amenizada com o tempo e com pensamentos.

  • Experimente hábitos de um passado distante, desde a alimentação a comportamentos como estar junto à natureza como desligar um pouco o celular. Isso traz à tona o que está determinado em nosso código genético traçado por milhares de anos. Nosso organismo pede e sente falta desses hábitos.

  • Autoconhecimento é primordial mediante uma meditação. Isso possibilita um autocontrole e concentração que facilita o controle da região racional do cérebro.

  • Plasticidade cerebral, mediante a leitura, mudança de hábitos comuns, reforçando as sinapses neuronais. Um exemplo é escrever, escovar os dentes com a outra mão que não de costume, mudar os lados dos talheres, etc. Isso obriga regiões do cérebro a uma nova aprendizagem, reforçando as sinapses; melhorando assim a capacidade racional do cérebro para um melhor uso da inteligência emocional.

Então é Natal! Veja 6 músicas que não podem faltar nessa data festiva

  • conhecimento é necessário para a organização e situação de pensamentos, é um mecanismo estratégico de métodos mediante a uma propriedade intelectual."

Fabiano de Abreu ainda reforça: "O estímulo é a chave para a mudança e a consciência é a busca desta chave.”

Últimas notícias