RO

Como conservar os alimentos que sobram da ceia?

O que fazer com a quantidade de alimentos que não foi consumida

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 25/12/2021 às 9:00 | Atualizado em 17/07/2023 às 9:56
X

A tradicional ceia de fim de ano é um período de desbunde gastronômico. Come-se demais. Assim como se é ofertado prato em demasia: peru, salpicão, farofa, tender... Muita comida deve ser servida; a pergunta é o que se deve ser feito com o R.O (resto de ontem).

 


 

De acordo com um estado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Embrapa e o programa Sem Desperdício da União Europeia; o Brasil joga fora, por ano, 42 toneladas de comida. 

 


Pensando nisso, o Social1 separou algumas dicas para reduzir a quantidade de lixo e de comida que vai parar no lixo após as festividades. A ideia principal é sempre reutilizar, recriando os pratos ao longo da semana. Para que isso seja possível é preciso manter tudo bem refrigerado e acondicionado em embalagens plásticas. Desta forma, a comida será conservada e sua durabilidade aumentará consideravelmente.

 

Como conservar

 

Alimentos assados, cozidos e fritos podem ser congelados. O ideal é refrigerar as sobras das refeições em pequenas porções individuais. Além disso, é relevante escolher o recipiente correto,; já que as embalagens adequadas influenciam na durabilidade dos produtos.

 

Confira a mensagem de Fernanda Montenegro sobre esperança em 2021

 

A diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpfilm, Alessandra Zambaldi, informa que para congelar alimentos, o mais indicado é utilizar sacos plásticos herméticos que impedem a entrada de ar e previnem a contaminação por fungos e bactérias.

 

"Um fator determinante para garantir maior durabilidade dos alimentos na geladeira é escolher adequadamente os recipientes que serão utilizados. O ideal é fazer uso de recipientes para conservar o alimento e vedar com tampa ou com o plástico filme"; recomenda, citando o PVC Alpfilm Protect, material com micropartículas de prata com propriedade bactericida e fungicida.

 

Assim, além de não ocorrer absorção de umidade, a embalagem também impedirá a entrada de bactérias e fungos. A proteção é ainda mais relevante por conta da pandemia em que estamos vivendo, pois este produto também possui capacidade de inativar o novo coronavírus", conta a diretora.

 

Ajudinha útil: frases inspiradoras para mensagens de fim de ano

 

Além disso, o uso de etiquetas nas embalagens facilitam a diferenciação dos alimentos. A identificação traz maior praticidade na hora de retirar o alimento do congelador. A diretora indica que seja anotado o prazo de validade para certificar-se de consumi-lo em bom estado.

 

Outra dica é que, apesar do que muitas pessoas acreditam, não é necessário esperar que o alimento esfrie para inserir no congelador. "Esperar a comida esfriar para congelá-la pode reduzir o tempo consumo e isso acontece porque, quando em temperatura ambiente, o alimento fica mais exposto à contaminação por fungos e bactérias. Por isso, o ideal é não aguardar mais que duas horas para levar o prato ao freezer", explica.

 

Recongelar o alimento também não é indicado: depois de descongelar um alimento, não o leve de volta ao freezer. A diretora afirma que quando em contato com o ar em temperatura ambiente, o nível de proliferação de micro-organismos aumenta. Desse modo, quando recongelada, a comida possuirá uma carga microbiana muito maior, podendo causar intoxicações alimentares após o consumo.

 

Evitar o desperdício de alimentos, além de ser a opção mais inteligente e econômica, também contribui para o meio ambiente com o uso consciente dos recursos naturais e maior sustentabilidade.

Tags

Autor