Para celebrar o dia de hoje, que tal uma caipirinha natalina?

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 24/12/2020 às 12:00
caip-1 FOTO:
Leitura:

Festas de fim de ano chegando e todo mundo gosta de surpreender na ceia, não é mesmo? A nossa dica para inovar nos drinks são as caipirinhas natalinas. Isso mesmo! Separamos alguns ingredientes típicos do natal, acrescentamos à tradicional caipirinha feita com limão, cachaça, açúcar e  gelo.  As receitas são da jornalista Kelly Costa.

CAIPIRINHA NATALINA (damasco, ameixa e pêssego)

1/ 2 limão Tahiti

1 damasco pequeno

½ ameixa natalina in natura

½ pêssego in natura

Algumas cerejas em conserva

Calda da cereja

1 colher (sobremesa) de açúcar refinado

60 ml de cachaça - Fiz um blend misturando Quinta das Castanheiras Prata e a Ouro Carvalho Francês

Gelo a gosto

Modo de Preparo: Para esta receita, como coloquei bastante frutas, escolhi um copo mais encorpado para caber mais ingredientes.

Descasque o limão deixando um pouco da casca e tirando o miolo e as extremidades para não correr o risco de amargar. Acrescente as demais frutas cortadas em cubos e com casca na cachaça com açúcar. Coloque o açúcar e amasse as frutas com o socador, sempre apertando para soltar o caldo e sem girar para não correr o risco do limão amargar. Daí, é só colocar o gelo à vontade e acrescentar a cachaça. Mexa bem, dê o toque final decorando a borda do copo como desejar.

CAIPIRINHA COM CEREJA EM CALDA

1 limão

1 colher (sopa) e não muito cheia de açúcar

100 ml de cachaça (2 doses)

8 a 10 cerejas e um pouco da calda

Gelo à vontade

Modo de Preparo: Descasque e corte o limão (confira nosso vídeo com dicas para não amargar), acrescente a cereja e o açúcar. Amasse bem estes ingredientes para soltar o caldo do limão, o sabor da cereja e misturar tudo muito bem com o açúcar. Então, acrescente metade da cachaça e mexa bem. Se tiver coqueteleira será ainda melhor para explorar ao máximo o sabor de cada ingrediente. Reserve. Pegue um outro copo para decorar e colocar o drink. Para isto, molhe a borda com a calda da cereja e passe no açúcar cristal. Coloque o conteúdo do outro copo neste que foi decorado. Então, com cuidado para não esbarrar nada na borda, acrescente o gelo e sobre o gelo despeje o restante da cachaça e um pouquinho da calda da cereja. Ah, coloque também uma cereja na borda com uma lamina de limão.

CAIPIRINHA COM CEREJA IN NATURA

1 limão Tahiti

8 a 10 unidades de cerejas in natura (se preferir, tirar o caroço)

1 cereja para decorar o topo do drink

1 lâmina de limão para decorar a borda do copo

2 doses de cachaça – nesta receita usei a Cachaça 51

2 colheres (sobremesa) de açúcar – se a fruta estiver bem doce pode colocar menos açúcar

Gelo à vontade

Modo de Preparo: Descasque o limão e corte-o como de costume, acrescente o açúcar e amasse as cerejas in natura para soltar o caldo e misturar bem com o açúcar. Acrescente o gelo e despeje a cachaça. Experimente para ver se o sabor está harmonizado. Decore a borda com 1 cereja e com a lâmina de limão. Mas não se limite a esta sugestão para decorar ou preparar o drink. E, por favor, tendo alguma sugestão ou ideia diferente ficaremos felizes por você compartilhar aqui como finalizou esta sugestão. Só isso. O modo de fazer é simples. A bebida está pronta para saborear com os amigos. Qualquer uma delas que você escolher para a ceia, tenha certeza que os convidados vão adorar.

Mas, lembre-se: Beba com moderação para não estragar a diversão.

Últimas notícias