Como harmonizar bebidas com as comidas de Natal

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 24/12/2020 às 18:00
ceia FOTO:

Nas festas de final de ano, os pratos elaborados não são as únicas estrelas. Vinhos e espumantes ganham destaque à mesa e ajudam a requintar as produções. De acordo com o sommelier da Grand Cru do Shopping Recife, Fernando Konrad, para os pratos que já são tradição à mesa, é possível providenciar a bebida certa.

Segundo Fernando, o chester pode ser acompanhado por vinhos de médio corpo ou bem encorpados, como também rosés, a exemplo francês Delas Frères Côtes du Rhône, que tem acidez equilibrada com final frutado limpo e fresco. A dica do sommelier para hamonizar com o tender ou com o tradicional pernil é um vinho tinto sedoso e macio com taninos maduros e notas de frutas vermelhas, como o cava brut Castellroig ou opções com uvas como Shiraz e Cabernet.

Para harmonizar com o peru, um vinho leve e de boa acidez, como os de uva Tempanillo, Chardonnay, pinot blanc são os mais recomendados, de acordo com o sommelier da Grand Cru. O tinto espanhol Milcampos, o branco francês Chablis e o espumante Franciacorta são ótimas pedidas. Já o bacalhau tradicionalmente assado em postas, desfiado com batatas ou somente preparado com azeite, pede um tinto de médio corpo e boa acidez, como o tinto português Churchill’s Estate.

Últimas notícias