De comer com os olhos: aprenda a organizar uma ceia de Natal

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/12/2020 às 10:40
Ceia de Natal - Foto: reprodução
Ceia de Natal - Foto: reprodução

ceia

Com a chegada do final do ano, inicia-se uma serie de preparativos para as festas e comemorações. Dentre muitas escolhas, desde a roupa, passando pela decoração, e a lista de promessas para 2020, uma delas em especial destaca-se: a ceia de Natal.  É em volta da mesa, que a família e amigos se reúnem para vivenciar um momento de união e agradecimento. Então, que pratos selecionar para tornar essa ocasião inesquecível? Diante de tantas opções de receitas natalinas, elegemos algumas sugestões simples e caprichadas.

decor

O ponto de partida, para quem decidiu montar uma ceia de Natal, é estipular a quantidade de pratos principais. Para isso, é necessário organizar uma lista de convidados a fim de saber o total de pessoas que irão comparecer ao jantar. “No caso, para 12 pessoas, pode-se servir um peru. Se a quantidade total for 9, um pernil grande já atende bem. Para uma família com 8 membros, pode-se fazer um lombo recheado ou um lagarto recheado.

Já para 5 convidados, uma alternativa é o frango. Se forem apenas 4 pessoas na família, uma boa opção é um pernil pequeno ”, afirma Francisco Amaral, do Planetário. Segundo o empresário, para quem vai organizar uma ceia grande é ideal preparar 2 pratos principais, como, por exemplo, uma ave acima de 4kg ou uma carne, além do acompanhamento, que pode ser um lombo. “Os fãs de frutos do mar podem escolher um peixe ou mesmo um escondidinho de bacalhau”, indica.

mesa

No quesito acompanhamentos, a sugestão de Francisco são as receitas tradicionais, que sempre estão na preferência de todos, como o arroz ao forno, o arroz à Grega, o arroz ao champagne ou massas ao molho. Para ganhar elogios, aposte em entradas de bruschettas ou pãezinhos com patê.  As saladas também não podem ser esquecidas, por isso,  opte por uma de salpicão ou na Salada Caesar.

O ponto alto da noite é, sem dúvida, o prato principal, mas as sobremesas também não ficam muito atrás e são capazes de despertar a ansiedade e deixar todos com água na boca.  Para impressionar a família, mais que o sabor, é importante a apresentação, afinal, é preciso aguçar o paladar através da visão. Então, além do menu habitual de doces com torta, panetone e mousse, que tal aprender a fazer uma bela sobremesa com a cara do Papai Noel? Para isso Francisco Amaral, do Planetário, ensina a receita.

vinho

Touquinhas de Natal

untitled

- Ingredientes: Um bolo de sua preferência (pode ser qualquer sabor, até mesmo aqueles de caixinha); morangos; brigadeiro branco, ou chantilly, e até mesmo nata.

- Modo de preparo: Logo após, o bolo estar pronto, espere esfriar. Então, utilize um cortador redondo para deixar a sobremesa na forma arredondada. Quando o bolo estiver todo cortado, comece a decoração, que é mais simples ainda. Coloque a massa branca (chantilly, nata ou brigadeiro branco) sobre o pedaço cortado de bolo, o morando em cima desta cobertura e pingue um pouco desta mesma massa na parte pontuda do morango para completar o desenho do chapéu do Papai Noel.

Últimas notícias