Dupla sertaneja é acusada de transfobia por música e pede desculpa; no YouTube já são mais de 10 mil deslikes

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 20/12/2020 às 12:27
Pedro Motta e Henrique - Foto: reprodução
Pedro Motta e Henrique - Foto: reprodução

Mesmo transfobia já tendo sido discutida no meio do sertanejo - depois de um comentário feito por Marília Mendonça, que pediu desculpas -, a dupla Pedro Motta e Henrique lançou música cuja letra fala de um homem que se apaixonou por uma travesti que a enganou. O ápice é quando diz "Só que ela não tinha/ o que mulher tem". A letra dá margem à interpretação de que há um deboche com travestis.

A música se chama "Lili" e foi lançada no YouTube na sexta-feira (18). Acumula menos de mil likes, enquanto já passa de dez mil deslikes.

No Instagram, Pedro Motta e Henrique tentam se desculpar, mas revelam que não entendem o que significa transfobia. Eles confundem com homofobia, tipo de discriminação e violência (mesmo a verbal e a simbólica) praticada contra homossexuais. Transfobia tem a ver com a discriminação e violência contra pessoas trans. Homofobia é preconceito em relação à orientação sexual, enquanto transfobia está relacionada à identidade de gênero da pessoa. Aqui você entende mais sobre o assunto.

"Estão nos chamando de homofóbicos. Gente, de forma alguma! Nunca vocês ouviram que Pedro Motta e Henrique é homofóbico. Pedro Motta e Henrique está zoando a pessoa. Nunca, de forma alguma", diz Pedro Motta em vídeo no Instagram. "Pelo contrário, a gente tem muitos amigos que estão nos apoiando", completa Henrique, que dá a entender que esses amigos são gays.

"A gente não está aqui pra menosprezar a imagem de vocês. A gente fala que o amor da nossa vida é um travesti, né parceiro?, e não sabíamos. Ou é uma travesti, como vocês estão falando", continua Pedro Motta, que é complementado por Henrique: "A gente não tinha essa orientação", se referindo ao artigo no feminino "uma travesti".

"A gente pede desculpa a todos vocês que estão nos interpretando mal. Sei que vai ter muita crítica nesse vídeo, mas de forma alguma a gente veio pra menosprezar a imagem de vocês."

No Twitter, sobretudo, há muitas críticas direcionadas à música:

Últimas notícias