Evite excessos! Nutrólogo dá dicas para cuidar da alimentação durante as festas de fim de ano

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 19/12/2020 às 15:00
Ceia de Natal é conhecida como um dos principais inimigos da dieta (Foto: Freepik)
Ceia de Natal é conhecida como um dos principais inimigos da dieta (Foto: Freepik)

Chegando o fim de ano, algumas pessoas já se preocupam em como manter uma dieta saudável; ou pelo menos não pecar nos excessos - seja no álcool ou alimentação. Pensando nisso, o nutrólogo Dr. Sandro Ferraz dá dicas e afirma que é possível sim, comer sem culpa.

De comer com os olhos: aprenda a organizar uma ceia de Natal

Para o profissional, não é necessário jogar o estilo de vida ou dieta fora para aproveitar o fim de ano. "O problema não é o cardápio e sim a maneira como ele é consumido. Há quem ache que comer pouco durante o dia pode minimizar a quantidade de comida que serão ingeridas à noite, o que é um mito. Essa atitude apenas irá aumentar a sensação de fome; fazendo com que você coma mais do que comeria se tivesse se alimentado de forma correta ao longo do dia”; aponta o Dr. Sandro Ferraz.

Receitas para uma ceia de Natal mais fit

O nutrólogo também aponta sobre a quantidade de cada prato para aproveitar as ceias da melhor forma. "Opte pelas carnes magras, sem gordura aparente"; cita, exemplificando com o famoso peru e chester, além dos grelhados. "Capriche nas saladas e nos legumes e na hora da sobremesa aprecie sem excessos."

O nutrólogo Sandro Ferraz (Foto: Divulgação)

Hábitos como esse ajudam a manter a dieta sem precisar de restrições, evitando também o mal estar após a ceia. Sobre o consumo de álcool, Dr. Sandro Ferraz recomenda o consumo de água e um bom sono.

Caso vá preparar a ceia, opte por ingredientes e modos de preparo fora do convencional para ajudar no equilíbrio. “É possível trocar o frito pelo assado, os embutidos por carne fresca e os temperos industrializados pelas aromatizações naturais”; alerta o nutrólogo.

Últimas notícias