"Omelete de cannabis", apresenta o chef Henrique Fogaça, jurado do "MasterChef Brasil"

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 06/12/2020 às 13:06
Henrique Fogaça; omelete de cannabis - Fotos: reprodução
Henrique Fogaça; omelete de cannabis - Fotos: reprodução

O chef Henrique Fogaça, que é um dos jurados do "MasterChef Brasil", publicou neste sábado (5) a foto de uma omelete diferente. "Hoje tem Omelete de Cannabis", apresentou a iguaria feita com ovos e a planta. A postagem coleciona elogios e também críticas. Os elogios estão ligados ao reconhecimento dos benefícios da cannabis; mais precisamente do canabidiol, substância encontrada na planta.

Recentemente, Henrique Fogaça tornou público que a sua filha, Olívia, de 13 anos, faz tratamento com canabidiol contra um tipo raro de epilepsia. O chef comemorava avanços no quadro de saúde da adolescente. "Muito orgulho da minha filha linda, que está ficando em pé por meio da dieta cetogênica, do canabidiol e da física quântica. Com muita força de vontade está cada dia mais perceptiva, mais amorosa, mais tranquila (…); mostrando pro mundo que é possível experimentar um novo olhar para a medicina alternativa."

Também conhecido como CBD, o canabidiol é uma substância testada e usada com sucesso no tratamento de doenças e também na fabricação de produtos farmacoquímicos e cosméticos, entre outros. Em algumas das variedades da planta, ela é encontrada em muito maior concentração do que o THC - que se trata de outra substância, o tetra-hidrocanabinol, princípio psicoativo mais potente da maconha -; este, sim, responsável pelo uso recreativo da maconha.

LEIA TAMBÉM: O “barato” do cânhamo na moda

Canabidiol no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou no final de 2019 a categoria de "produtos à base de cannabis". Já em abril deste ano, o órgão autorizou um fármaco desenvolvido pela USP a partir de canabidiol, à venda nas farmácias desde maio. Para o caso de importação de produtos do tipo, há que solicitar autorização à Anvisa.

E nos EUA...

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos - país onde produtos à base de canabidiol já são fabricados em indústrias diversas, não só a farmacoquímica - aprovou a descriminalização da maconha, na última semana. O projeto segue para o Senado.

https://www.instagram.com/p/CIalzneDe-_/

Últimas notícias