NEGRITUDE

No Dia da Consciência Negra, entenda o porquê da data e relembre famosos que apoiam o movimento

Antes de tudo, é necessário entender a importância e significado da data

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 20/11/2022 às 6:00 | Atualizado em 17/07/2023 às 9:54
Notícia
X

Muito mais que um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra traz a reflexão sobre população negra brasileira. Porém, será que se sabe o verdadeiro significado da data? Em muitos lugares, o dia 20 de novembro é considerado feriado, mas sua importância histórica ainda é desconhecida por muitos. 

Para começar, é de ampla sabedoria que o Brasil enfrentou 300 longos anos de um regime escravista. Pessoas negras, que na época não eram consideradas pessoas, tinham seus direitos negados e eram forçadas a servir pessoas brancas. Aqueles que, por sorte e muita luta, conseguiam fugir, se abrigavam nos chamados quilombos.

Esses espaços não funcionavam apenas como um lugar de acolhimento e fuga, mas também de um planejamento de resistência. Um dos nomes mais famosos que protagonizou várias lutas entre escravos e fazendeiros é o de Zumbi dos Palmares. Ele, que vivia em um quilombo localizado em Alagoas, chegou a abrir 20 mil pessoas. 

Significado

Até hoje, Zumbi é lembrado como uma figura que lutou pelos direitos da população negra. Conquistas futuras como Lei do Ventre Livre, dos Sexagenários e a conhecida Lei Áura foram alguns dos frutos dessa luta. 

Nos anos 70, foi descoberto que o dia 20 de novembro de 1695 foi a data em que Zumi dos Palmares foi assassinado. A sua morte culminou para a destruição do quilombo no mesmo ano. Porém, apenas em 2011 o Dia Nacional da Consciência Negra foi devidamente admitido e decretado.

Famosos

Falar sobre o Dia da Consciência no Brasil também é pensar no racismo vivenciado pela população negra diariamente. Muitos famosos utilizam sua visibilidade pública para alertar e conscientizar seu público. Confira alguns exemplos. 

A cantora Iza está na lista dos negros mais influentes do mundo Foto: Reprodução/Instagram)
A cantora Iza está na lista dos negros mais influentes do mundo Foto: Reprodução/Instagram) - A cantora Iza está na lista dos negros mais influentes do mundo Foto: Reprodução/Instagram)
Maju Coutinho é vítima constante do racismo. Ela foi a primeira mulher negra a conduzir uma edição do Jornal Nacional (Foto: Reprodução/Instagram)
Maju Coutinho é vítima constante do racismo. Ela foi a primeira mulher negra a conduzir uma edição do Jornal Nacional (Foto: Reprodução/Instagram) - Maju Coutinho é vítima constante do racismo. Ela foi a primeira mulher negra a conduzir uma edição do Jornal Nacional (Foto: Reprodução/Instagram)
 O casal de artistas Lázaro Ramos e Taís Araújo estão entre os mais influentes do mundo segundo a ONU (Foto: Reprodução/Internet)
O casal de artistas Lázaro Ramos e Taís Araújo estão entre os mais influentes do mundo segundo a ONU (Foto: Reprodução/Internet) - O casal de artistas Lázaro Ramos e Taís Araújo estão entre os mais influentes do mundo segundo a ONU (Foto: Reprodução/Internet)
Ludmilla foi alvo recente de ataques racistas e sempre se posiciona nas redes sociais  Foto: Reprodução/Instagram)
Ludmilla foi alvo recente de ataques racistas e sempre se posiciona nas redes sociais Foto: Reprodução/Instagram) - Ludmilla foi alvo recente de ataques racistas e sempre se posiciona nas redes sociais Foto: Reprodução/Instagram)
Thelma Assis ganhou o BBB20 e levantou discussões sobre o racismo (Foto: Reprodução/Instagram)
Thelma Assis ganhou o BBB20 e levantou discussões sobre o racismo (Foto: Reprodução/Instagram) - Thelma Assis ganhou o BBB20 e levantou discussões sobre o racismo (Foto: Reprodução/Instagram)

Tags

Autor