Famosos se revoltam com sentença inédita de "estupro culposo" em caso de Mariana Ferrer

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 03/11/2020 às 14:54
celebs FOTO:

Após a sentença inédita de "estupro culposo" para o empresário André de Camargo Aranha, acusado pela influencer Mariana Ferrer por estupro, diversos famosos foram às redes sociais, revoltados, para criticar a decisão da justiça. De acordo com o The Intercept, André foi inocentado em setembro deste ano, já que o crime não é previsto por lei. A vítima ainda foi humilhada pelo advogado do acusado, que exibiu fotos dela insinuando que ela teria provocado o ato criminoso.

LEIA TAMBÉM: Johnny Depp perde processo contra tabloide britânico que o chamou de ‘espancador de esposa’

Segundo o promotor responsável pelo caso, não havia como o empresário saber, durante o ato sexual, que a jovem não estava em condições de consentir a relação, não existindo portanto “intenção” de estuprar. Por isso, o juiz aceitou a argumentação de que Aranha cometeu “estupro culposo”, e, como ninguém pode ser condenado por um crime que não existe, o empresário foi absolvido.

Bruna Marquezine publicou a matéria do caso e, inconformada, comentou: "'Estupro culposo', pqp", escreveu. Isa também não se conteve e foi à internet: “'Estupro culposo' não existe". "Justiça por Mariana Ferrer", foi o que pediu Deborah Secco. "Mano, o que o Brasil está virando? 'Estupro Culposo' não existe! Justiça por Mari Ferrer. Um país onde ser MC é crime e um estuprador é inocentado", se revoltou MC Rebecca.

Rafa Kalimann publicou uma série de desabafos sobre o caso em seu Twitter. "'Não teve a intenção de estupra-lá'. Ahn? Isso existe? Quantas ? Quantas vezes? Quantas vezes mais? Quantos outros medos? Quantas outras agressões? Quantos outros estupros 'sem querer'? Quanto tempo nós temos? Talvez nenhum. Não dá pra esse medo continuar.Quantas escondem o estupro ou a agressão or medo de expor e ninguém acreditar?", escreveu.

Bruno Gagliasso também comentou o sentença. "Vai ficar fácil para criminoso assim, né?", disse. Gkay e o cantor Silva também se manifestaram -- veja os posts abaixo. Até a publicação desta nota, as hashtags "Justiça po Mari Ferrer" e "Não existe Estupro Culposo" estavam em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, nos assuntos mais comentados do Twitter.

O caso aconteceu em 2018 no Café de la Musique, em Jurerê Internacional, em Florianópolis. Mariana, que na época tinha 21 anos, apareceu nitidamente fora de si em um vídeo subindo escadas com a ajuda de Aranha. Seis minutos depois, ela desce, seguida de Aranha. A polícia só solicitou o material de forma oficial ao beach club meses depois do início das investigações, e a boate alegou que o dispositivo de armazenamento exclui as imagens após quatro dias. Por isso, apesar de a boate ter 37 câmeras de segurança, não foi possível recuperar imagens do resto da noite. Mesmo assim, o vídeo vazado na internet foi incluído no processo.

Em seu depoimento à polícia, Mariana afirmou que teve um lapso de memória e acredita ter sido dopada. A única bebida alcoólica anotada na comanda do bar em seu nome foi uma dose de gim. Mariana era virgem até então, o que foi constatado pelo exame pericial.

Apesar do processo correr em segredo de justiça, foi a própria Mariana que tornou seu caso público pelas redes sociais, em maio de 2019. Segundo ela, foi uma forma de pressionar a investigação que considerava parada devido à influência de Aranha, empresário de jogadores de futebol e empresário conhecido no meio artístico.

Últimas notícias