Em novo doc, Papa Francisco fala que é favorável à união civil entre pessoas de mesmo sexo

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 21/10/2020 às 12:17
size_810_16_9_papa-francisco FOTO:

Novo documentário com o Papa Francisco vai render muitas polêmicas. A obra, intitulada de "Francesco", estreou, nesta quarta, em Roma, e traz o pontífice - que sempre adotou uma postura branda em relação aos homossexuais - em situações favoráveis, rompendo, inclusive, com alguns dogmas da Igreja Católica. "Temos que criar uma lei da união civil. Dessa forma, eles estão legalmente cobertos ", disse Francisco em meio a comentários nos quais reiterou seu apoio aos gays como filhos de Deus. "Eu sempre defendi isso".

Leia mais:
Livro do Papa Francisco no Recife

O diretor Evgeny Afineevsky disse que as declarações do patrono da instituição foram feitas diretamente a ele para o filme.

Veja também
Papa agora no Imstagram

Vale recordar de que, em 2003, sob o pontificado de João Paulo II, a Congregação da Igreja para a Doutrina da Fé, então liderada pelo futuro Papa Bento XVI, emitiu algumas considerações sobre uniões entre pessoas homossexuais. "A Igreja ensina de que o respeito pelas pessoas homossexuais não pode levar de forma alguma à aprovação do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal dessas uniões." Ainda não há resposta legal da igreja sobre a divulgação do documentário e seu conteúdo.

DOCUMENTÁRIO

O documentário, Francesco, foi exibido no Festival de Roma nesta quarta-feira. No próximo domingo (25), será exibido no Savannah Film Festival, nos EUA. O filme fala de temas como a pandemia, racismo e abuso sexual, assim como a guerra na Síria e na Ucrânia. O diretor Evgeny Afineevsky acabou as gravações em junho de 2020.

Últimas notícias