MEMÓRIA

Dez professores inesquecíveis na história do cinema

Fizemos uma seleção de personagens que marcaram a dramaturgia

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 15/10/2021 às 9:20 | Atualizado em 15/10/2021 às 9:59
X

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia do Professor. Em homenagem a esses profissionais; o Social1 preparou uma lista com dez filmes inesquecíveis nos quais os mestres têm papel fundamental. Confira:

 

LEIA TAMBÉM
Sem camisa no cinema: veja ranking dos atores que mais apareceram com pouca roupa em Hollywood

 

Sociedade dos poetas mortos (1989)

 

Dirigido por Peter Weir, o longa conta a história de John Keating (Robin Williams); um professor de literatura nada ortodoxo que leciona em uma escola preparatória para jovens. Lá, predominavam valores tradicionais e conservadores. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais; tornando suas vidas extraordinárias.

 

LEIA TAMBÉM
Separações na quarentena: relembre casais famosos que chegaram ao fim

 

Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos. Foto: Reprodução
Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos. Foto: Reprodução

 

Ao mestre, com carinho (1967)

 

Estrelado por Sidney Poitier, o longa retrata questões sociais e raciais de uma escola em uma comunidade pobre de Londres. No longa, Thackeray (Poitier) é um professor idealista que se depara com uma classe de adolescentes problemáticos.

 

Sidney Poitier em Ao mestre, com carinho. Foto: Reprodução
Sidney Poitier em Ao mestre, com carinho. Foto: Reprodução

 

Mr. Holland - Adorável Professor (1995) 

 

Estrelado por Richard Dreyfuss, o drama retrata a história de um professor de música que enfrenta dificuldades ao se deparar com uma turma desinteressada. Após a sua mulher dar a luz ao seu primeiro filho, o casal descobre que a criança é surda; e para financiar os estudos especiais do primogênito, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos; abrindo mão do seu sonho de tornar-se um grande compositor.

 

Richard Dreyfuss em Adorável Professor. Foto: Reprodução
Richard Dreyfuss em Adorável Professor. Foto: Reprodução

 

Conrack (1974)

 

Dirigido por Martin Ritt, o filme conta a história de um jovem professor, que outrora fora racista; e que concorda em dar aulas a uma comunidade de uma ilha isolada na costa da Carolina do Sul, formada por alunos negros. O desafio de Conroy (Jon Voight) é alfabetizá-los e ensiná-los matérias básicas; mas para isso é necessário quebrar as regras da Sra. Scott, diretora que educa os alunos a base do chicote.

 

Jon Voight em Conrack. Foto: Reprodução
Jon Voight em Conrack. Foto: Reprodução

 

X-Men

 

Impossível pensar em uma lista como essa e esquecer o professor Xavier, da franquia X-Men. No cinema, o fundador da equipe de mutantes, foi interpretado por Patrick Stewart (X-Men - O filme, X-Men 2, O confronto final, e Dias de um futuro esquecido) e por James McAvoy (Primeira Classe e Dias de um futuro esquecido).

 

Patrick Stewart em X-Men. Foto: Reprodução
Patrick Stewart em X-Men. Foto: Reprodução

 

O sorriso de Monalisa (2003)

 

O longa recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Na trama, uma professora de arte enfrenta uma escola feminina, tradicionalista; onde jovens mulheres recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. Na contramão, Monalisa (Julia Roberts) tenta abrir a mente de suas alunas, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.

 

Julia Roberts em O sorriso de Monalisa. Foto: Reprodução
Julia Roberts em O sorriso de Monalisa. Foto: Reprodução

 

A corrente do Bem

 

Eugene Simonet (Kevin Spacey) é um professor de Estudos Sociais que lança um desafio aos seus alunos: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Incentivado pelo docente, Trevor McKinney (Haley Joel Osment) cria um projeto chamado "pay it forward"; em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas.

 

Kevin Spacey em A corrente do Bem. Foto: Reprodução
Kevin Spacey em A corrente do Bem. Foto: Reprodução

 

Escritores da Liberdade (2007)

 

Estrelado por Hilary Swank, o longa é inspirado em fatos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, da professora Erin Gruwell. O filme aborda os desafios da educação em um contexto socioeconômico problemático.

 

Hillary Swank em Escritores da Liberdade. Foto: Reprodução
Hilary Swank em Escritores da Liberdade. Foto: Reprodução

 

Clube do Imperador (2002)

 

O drama, dirigido por Michael Hoffman, mostra a história de William Hundert (Kevin Kline); um professor de uma escola preparatória que recebe a nata da sociedade americana. Através do estudo de filósofos gregos e romanos; ele dá lições de moral para serem aprendidas, mas esta rotina é perturbada pela chegada do filho de um influente senador.

 

Kevin Kline em O clube do Imperador. Foto: Reprodução
Kevin Kline em O clube do Imperador. Foto: Reprodução

 

A saga Harry Potter

 

Os melhores ensinamentos aprendidos por Harry, Rony, Hermione e uma geração de fãs foram ensinados pelo professor Alvo Dumbledore. Foi o sábio diretor de Hogwarts que proferiu uma das frases mais famosas da saga: "É preciso ter coragem para enfrentar os inimigos, e ainda mais para enfrentar os amigos".

 

Alvo Dumbledore:
Alvo Dumbledore: "São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos".

Tags

Autor