Maju Coutinho comenta notícia sobre professor que fez blackface: "Pensam que é mimimi"

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 13/10/2020 às 7:53
Maju Coutinho relata casos de racismo ao longo da vida. Foto: Reprodução/TV Globo
Maju Coutinho relata casos de racismo ao longo da vida. Foto: Reprodução/TV Globo

Durante sua participação no programa 'É de Casa', da Globo, do último sábado, 10; a jornalista Maju Coutinho comentou sobre o polêmico caso do professor de Medicina. Em uma aula à distância, o docente usou uma máscara preta para mostrar aos alunos "como lidar com gente pobre".

LEIA TAMBÉM: Justiça determina que Olavo de Carvalho pague R$ 2,9 milhões a Caetano Veloso em 15 dias; entenda o caso

Na ocasião, Maju Coutinho deu um apanhado das principais notícias que seriam exibidas no Jornal Hoje. O apresentador Manoel Soares, diante da manchete, convidou a jornalista para comentar o caso.

"Maju, ele é um professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; falando com esses alunos do primeiro ano. É obviamente um absurdo, eu fico imaginando, na minha cabeça passa um monte de coisa. Eu to vendo sua cara perplexa", disse o apresentador.

Já Maju Coutinho deu nome ao ato que o professor havia cometido. "Isso aí caracteriza o que a gente chama de blackface, né? As pessoas pensam que é mimimi, mas vamos explicar. Blackface era uma maneira que se usava especialmente no século 19; quando atores negros eram proibidos de atuar. Então, atores usavam máscaras até para criar estereótipos da raça negra, até ridicularizando", explicou.

Na conversa, a apresentadora do Jornal Hoje também sugeriu que o professor de Medicina estudasse outros temas. O docente, por sua vez, já pediu desculpas pelo ocorrido, afirmando que não havia se informado corretamente.

LEIA TAMBÉM: Globo se desculpa com Maju Coutinho por reportagem com homem que já fez comentários racistas sobre ela

"Uma era que tem tecnologia, tem internet, que tem muita coisa à disposição aí pra gente se informar, modificar atitudes. Eu dou a dica do Pequeno Manual Antirracista da nossa colega e amiga Djamila Ribeiro"; finalizou Maju Coutinho.

Últimas notícias