Até Viola Davis compartilha vídeo de João Carlos Martins tocando piano graças a luva biônica que custa R$ 750

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 29/09/2020 às 19:20
João Carlos Martins voltou a tocar piano - Imagem: reprodução
João Carlos Martins voltou a tocar piano - Imagem: reprodução

A emoção de João Carlos Martins voltando a tocar piano, no vídeo que ele compartilhou há alguns dias, toca mesmo a sensibilidade de quem assiste. A atriz norte-americana Viola Davis ficou tão sensível que publicou o vídeo em seu perfil no Instagram; na legenda, ela escreveu "This" (isto, em inglês) mais corações verde e amarelo, em referência ao Brasil.

João Carlos Martins voltou a tocar piano graças à luva LEB (abreviação para luva extensora biônica), desenvolvida pelo designer de produtos Ubiratan Bizarro Costa, conhecido como Bira. Tendo perdido o movimento dos dedos, o pianista havia parado de tocar definitivamente, quando focou na sua carreira como maestro.

A luva - feita de neoprene, hastes de aço mola e uma placa de fibra de carbono - possibilita a movimentação dos dedos. Conforme o designer explicou ao UOL, a dinâmica é simples: para ajudar João Carlos Martins a flexionar os dedos, as hastes pretas que ficam sobre os membros funcionam como molas; quando ele pressiona a tecla do piano para baixo, as hastes "puxam" os dedos dele para cima, fazendo com que voltem à posição normal para, assim, pressionar outras teclas.

À Folha de São Paulo, João Carlos Martins falou: "Eu não sei te explicar, mas essa engrenagem fez com que, ao dedilhar o piano, meus dedos fossem e voltassem à posição normal. Antes, minhas mãos ficavam sempre fechadas".

As luvas são impressas em 3D e custam, cada, R$ 749, além de frete.

Últimas notícias