IMPOSTO DE RENDA

Atores da Globo estão na mira do Leão

Publicado em Famosos 31/08/2020 às 15:11
Atores da Globo estão na mira do Leão

Reynaldo Gianecchini; Deborah Secco; Malvino Salvador - Fotos: reprodução

Há 43 atores com trabalhos recentes na TV Globo que estão na mira da Receita Federal. A lista empilha nomes, inclusive, do primeiro escalão, como Reynaldo Gianecchini, Deborah Secco e Malvino Salvador. O que acontece é um processo de revisão dos impostos cobrados a atrizes e atores que trabalharam em produções da emissora. As informações são do UOL.

As cobranças retroativas que a Receita Federal calcula são parte de uma campanha contra a “PJotização” de trabalhadores. Tem a ver com prática que se tornou comum nas empresas: ao invés de funcionário, a pessoa presta serviço na modalidade PJ (pessoa jurídica), ou seja, sem vínculo trabalhista conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O contrato PJ, no entanto, é também usado como uma forma de se esquivar dos tributos que seriam devidos no regime CLT, mesmo em situações que se enquadrariam nesse tipo de contrato, como são os casos desses atores.

O advogado trabalhista Leonardo Antonelli, que representa o grupo de atores, falou ao UOL, em nota, que os valores retroativos podem superar oque foi recebido pelo artista para o trabalho em questão: “Se a cobrança retroativa pode ser superior aos ganhos do próprio ator, ele teria (e terá) que pagar para trabalhar, e isso não parece fazer o menor sentido tributário”.

A TV Globo, a propósito, não é a única empresa na mira do Leão.

LEIA TAMBÉM:

Giovanna Antonelli se pronuncia após polêmica envolvendo Danni Suzuki

Compartilhe
Publicado por
Romero Rafael

Comentários