Com a volta de 'Laços de Família' na Globo, confira as Helenas mais marcantes de Manoel Carlos

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 27/08/2020 às 10:42
Vera Fischer interpretou Helena em 'Laços de Família' ao lado de Carolina Dieckmann (Foto: Reprodução/Internet)
Vera Fischer interpretou Helena em 'Laços de Família' ao lado de Carolina Dieckmann (Foto: Reprodução/Internet)

Para os noveleiros de plantão, uma novidade: a novela 'Laços de Família', de Manoel Carlos, irá retornar para as telinhas. A produção substitui a atual 'Êta Mundo Bom!', que está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo. A partir do dia 7 de setembro, os fãs podem conferir a trama com mais uma personagem Helena do autor.

LEIA TAMBÉM: Retomada as gravações, mais um personagem da novela ‘Amor de Mãe’ irá morrer; saiba quem

Na verdade, Manoel Carlos é bem conhecido por colocar Helenas como protagonistas de suas histórias. Muitas delas, inclusive, marcaram o imaginário coletivo e foram responsáveis por verdadeiros marcos na TV. Regina Duarte, por exemplo, já interpretou três Helenas diferentes.

Relembre algumas Helenas marcantes de Manoel Carlos

Lilian Lemmertz

Ainda nos anos 80, a atriz Lilian Lemmertz foi a primeira do autor na novela 'Baila Comigo'. Veterana na televisão, ela foi o 'pontapé' para a tendência que se seguiria de Manoel Carlos.

Inicialmente, quem seria a responsável pelo papel era ninguém menos que Fernanda Montenegro. Contudo, ficou por conta de Lemmertz eterninar a personagem Helena. Na trama, ela escondia o terrível segredo de ter separado seus filhos gêmeos, interpretados por Tony Ramos.

Júlia Lemmertz

Dando um salto no tempo, Manoel Carlos encerrou sua trajetória de Helenas em 2014. A escolha foi sagaz: a filha da primeira Helena, Júlia Lemmertz. A novela em questão era 'Em Família', que ainda trouxe versões mais jovens da personagem.

As atrizes Julia Dalavia e Bruna Marquezine viveram a 1ª e 2ª fase da personagem Helena, acompanhando um triângulo amoroso.

Taís Araújo

Já em 2009, na novela 'Viver a Vida', Taís Araújo foi a primeira (e única) atriz negra a viver uma Helena de Manoel Carlos. Essa foi a oitava novela do autor, que se envolveu em polêmicas na época.

Isso porque o foco da trama acabou se dando para a personagem de Alinne Moraes, Luciana, que ficou paraplégica. O público, por sua vez, rejeitou o papel de Taís, e muitos enxergaram racismo no roteiro e na reação do público.

Regina Duarte

Três anos antes, Regina Duarte encarava sua terceira Helena na produção 'Páginas da Vida'. A novela foi um sucesso de público, que também trouxe um elenco de peso como Lilia Cabral e Fernanda Vasconcellos.

LEIA TAMBÉM: Giovanna Antonelli não gostava de dançar na novela ‘O Clone’; entenda

Na novela, Helena é quem faz o parto da personagem de Nanda, que acaba morrendo na ocasião. Ela luta pela guarda de uma das filhas da personagem, que foi rejeitada pela avó Marta (Lilia Cabral) por ter síndrome de down.

Em 1995, Regina Duarte participou do sucesso que foi a novela 'Por Amor'. Ao lado da filha, Gabriela Duarte, as duas viveram o papel de mãe e filha. Helena, inclusive, demonstra o amor de mãe quando troca seu bebê pelo filho morto da primogênita.

O folhetim 'História de Amor', exibido em 1995, trouxe pela primeira vez Regina Duarte e outras mulheres como protagonistas. No âmbito amoroso, elas enfrentavam uma espécie de quadrilátero amoroso.

Vera Fischer

Prestes a ser reexibida na televisão, a personagem de Vera Fischer em 'Laços de Família' marcou a dramaturgia brasileira. Na história, ela se apaixona pelo personagem de Reynaldo Gianecchini; que tempos depois se envolve com Camila (Carolina Dieckmann) e se vê no dilema.

Para quem não se lembra, é nessa produção que acontece a icônica cena de Dieckmann raspando seus cabelos; após descobrir que sofre de leucemia.

Últimas notícias