Maitê Proença se torna avó e defende parto humanizado: "Transformaram um milagre corriqueiro da natureza em uma cirurgia"

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 31/07/2020 às 16:12
Maria Marinho e Maitê Proença - Foto: reprodução
Maria Marinho e Maitê Proença - Foto: reprodução

Maitê Proença agora é avó. Nasceu nesta sexta-feira (31) a primeira neta da atriz e escritora, filha de Maria Marinho. Para celebrar a chegada da bebê, Maitê publicou uma foto da filha quando criança e a seguinte legenda: "A mulher de fibra de hoje é essa aqui. Minha filhinha acaba de parir uma filhinha. Ganhei uma neta saudável e já adorada. Manuela nasceu de Maria".

Na foto, Maria Marinho aparece com uma vaca. "A vaquinha da foto é pra agradar minha neta, que já nasceu gostando de bichos, corre no sangue", escreveu Maitê Proença.

Maria Marinho é filha de Maitê Proença com o empresário Pualo Marinho. Manoela é filha dela com o procurador Anderson Schreiber.

LEIA MAIS: “O jeito é ficar pulando pelada em casa”, diz Maitê Proença ao postar vídeo dançando

Parto humanizado

Em outra publicação no seu perfil no Instagram, Maitê Proença defendeu o parto humanizado, procedimento pelo qual passou a sua filha, Maria Marinho, ao dar à luz Manuela. Leia:

"Pra todas as mamães: Um parto humanizado

É intimo, mas se pudesse, postaria aqui uma foto do parto de minha filha, pra que nunca mais uma mãe aceitasse conceber na maca ginecológica de uma sala cirúrgica, com luz branca no rosto do recém-nascido, médicos cortando nosso períneo sem necessidade, levando a criança pra longe sem explicar porque, e, pior, trazendo ao mundo bebês que não estão prontos. Porque quando é a hora, na maioria absoluta das vezes, o corpo avisa, a bolsa estoura, o útero se contrai e o parto segue seu curso natural. Transformaram um milagre corriqueiro da natureza em uma cirurgia, em coisa de doentes. Mercantilizaram isso também. E a que preço?

A expressão da minha filha em vários momentos (vi por vídeos e fotos, não pude estar na maternidade por conta da pandemia) era de uma paz quase santa, uma beleza sem fim, na penumbra, com a música que ela e o companheiro escolheram, banheira de água quente pra amainar a dor, cadeiras próprias para parir se assim ela desejasse, uma cama, o pai ao lado 'parindo' junto, o recém-nascido sempre ao lado da mãe. E tudo isso (que se pode até providenciar em casa, como antigamente) custa menos do que uma cesariana. Manuela nasceu calma e feliz. Estamos todos radiantes. A próxima geração, se vier toda assim, sem violência, será melhor do que a nossa. O mundo será também um lugar mais pacífico e amoroso. Graças a Deus.

Obrigada, Senhora Mãe de todas as mães?
Obrigada à equipe do parto?
E obrigada Maria-minha alegria
.

LEIA TAMBÉM:

Samantha Schmutz não deseja ter filhos: "Escolhi a carreira"

Grávida, Daiana Garbin diz que não pensava em ser mãe: “A gente nunca acha que está pronta”

Últimas notícias