Dua Lipa é chamada de nazista por causa de post no Instagram e se defende: "mal interpretada"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/07/2020 às 16:06
Dua Lipa - Foto: reprodução do Instagram @dualipa
Dua Lipa - Foto: reprodução do Instagram @dualipa

Dua Lipa protagonizou uma grande polêmica ao defender a autonomia de Kosovo, terra natal de seus pais. No último domingo, 19, a jovem cantora britânica de 24 anos publicou um tuíte com o desenho de um mapa com os territórios habitados pela Albânia no passado. Na legenda, ela escreveu o significado da palavra "autochthonous", ou autoctone, em português, que quer dizer, segundo o dicionário Aurélio, "que é oriundo de terra onde se encontra, sem resultar de imigração ou importação".

Por conta disso, Dua foi acusada de apoiar ideias "nazistas" e usou o Instagram para se retratar, dizendo que foi "mal interpretada".A unificação do Kosovo com a Albânia é um conceito político revivido pela independência do Kosovo, em 2008. De acordo com o Brasil Escola, grande parte da população do Kosovo é albanesa, o que deu início a um movimento separatista por parte dos kosovares, que buscam a separação de sérvios e albaneses.

Assim, algumas pessoas compararam o posicionamento de Dua Lipa com o conceito de "raça pura" defendido pelo alemão Adolf Hitler, resultando numa série de ataques contra a artista.Em sua defesa, ela escreveu: "Meu post anterior não teve a intenção de incitar ódio. Me deixa triste saber que o meu post foi propositalmente mal interpretado por alguns grupos e indivíduos que promovem o separatismo étnico, algo que eu rejeito completamente."

Dua Lipa teria expulsado brasileira de show em Las Vegas

"Sempre que eu posto sobre Kosovo, meu feed vai a loucura, mesmo que seja sobre algo alegre, como comida ou música, e eu me deparo com uma forte resistência à ideia de uma cultura autenticamente kosovar", lamentou Dua Lipa.

"Nós todos merecemos ter orgulho de nossa etnia. Eu só quero que o meu país seja representado e quero ser capaz de falar com orgulho e felicidade sobre as minhas raízes albanesas, sobre o país da minha mãe. Eu encorajo todo mundo a abraçar suas heranças, ouvir e aprender uns com os outros. Paz, amor e respeito a todos", completou.

Saiu clipe novo de Anitta! “Paloma” é um feat com o rapper italiano Fred de Palma
Em crise no casamento, Kim Kardashian pede “compaixão e empatia” pelo distúrbio bipolar de Kanye West

Últimas notícias