Coletânea internacional que conta sobre a diáspora africana reúne duas bandas pernambucanas

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 01/07/2020 às 12:45
A banda Abeokuta, de Recife, participa da coletânea internacional Foto: Divulgação
A banda Abeokuta, de Recife, participa da coletânea internacional Foto: Divulgação

Denominada "Tropical Diáspora #1", a coletânea internacional conta musicalmente sobre a diáspora africana. Lançada virtualmente no próximo sábado, 4, as músicas contam sobre a história de povos africanos. Em tempos que a escravidão era comum ao redor do mundo, essas pessoas foram retiradas à força de suas culturas e costumes.

LEIA TAMBÉM
Festival Wehoo promove versão digital com Nando Reis, Johnny Hooker e outros

Dentre as bandas independentes presentes no projeto internacional, quatro delas são brasileiras. E dessas quatro, duas são originalmente pernambucanas: Ska Maria Pastora, de Olinda e Abeokuta, de Recife. As outras duas, BantuNagoJejê e Höröyá são da Bahia e de São Paulo, respectivamente.

LEIA TAMBÉM
Brasileiros são convidados para integrar a Academia do Oscar em reformulação histórica

O intuito da coletânea "Tropical Diáspora #1" é dar voz aos africanos que sobreviveram à colonização europeia. Além disso, as músicas buscam homenagear a ancestralidade e força desses povos. Com relatos, o projeto reúne 10 faixas e 9 bandas de diversos países. A edição terá formatos especiais em vinil e fita cassete em edição limitada, e o lançamento oficial será às 16h do próximo dia 4.

Últimas notícias