Elza Soares completa (talvez) 90 anos: "Sou menina, filha do século 21 e mulher feita, tenho a idade de Nefertiti"

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 23/06/2020 às 14:32
Elza Soares - Foto: reprodução @elzasoaresoficial
Elza Soares - Foto: reprodução @elzasoaresoficial

Dia 23 de junho de 1930 é uma das possíveis datas de nascimento de Elza Soares. Sendo assim, agora, a cantora - já eleita a Mulher do Milênio pela BBC - completa os, quem sabe, 90 anos. Essa mesma data, mas em 1931, é outra possibilidade; ou ainda teria ela nascido só em 22 de julho de 1935. Elza Soares, nesse caso, pode não ter 90, mas 89, ou estar prestes a fazer 85. Não importa: ela quer comemorar a vida, e os possíveis 90.

Tamanha confusão - que revela muito sobre o Brasil de menos de um século, atrasado para muitos até para um registro de nascimento - levantou ao longo do tempo a fama de esconder a idade. Mas nesse 2020, depois de renascer tantas vezes e testemunhar a pandemia, Elza Soares quer mais é celebrar. "É em 23 de junho ou 22 de julho? Não importa. Eu comemoro as duas datas e nesse ano será o mês todo. É, cara, mais uma primavera, mais um 'passaporte' carimbado rumo à próxima década", publicou em sua conta no Instagram.

"Há dias em que nem nasci ainda, estou no ventre; em outros, acabei de nascer, sei lá. Sou menina, filha do século 21 e mulher feita, tenho a idade de Nefertiti. Vou vivendo, me reinventando e vivendo nos últimos anos, os melhores dias da minha vida", continuou. Nefertiti foi rainha do Antigo Egito, esposa do rei Akhenaton.

Para quem nasceu mulher e negra, na década de 30 e no Brasil - mais precisamente na favela Moça Bonita (hoje, Vila Vintém), no Rio de Janeiro; para quem teve de enterrar dois filhos mortos por fome e, década após década, precisou se reinventar na vida, há mesmo muito que comemorar!

Últimas notícias