REPERCUSSÃO

Empresa divulga produto que associa cabelo crespo a ‘limpeza pesada’ e é acusada de racismo; leia comunicado

Empresa divulga produto que associa cabelo crespo a ‘limpeza pesada’ e é acusada de racismo; leia comunicado

Produto 'Krespinha', lançado pela Bombril (Foto: Reprodução/Internet)

Publicado em Notas 17/06/2020 às 8:09

Atualizado às 18h30

Em um período em que denúncias de racismo ecoam Brasil afora, a marca Bombril repercutiu nas redes sociais. Na manhã desta quarta, 17, o nome da empresa surgiu entre os mais comentados do Twitter.

LEIA TAMBÉM: Clássico do cinema é retirado de plataforma de streaming após protestos contra o racismo

O motivo seria a divulgação de uma esponja de inox, batizada de ‘Krespinha’, que seria “ideal para limpezas pesadas”. Rapidamente, o nome do produto e a marca foram acusados de racismo; relembrando que associar cabelo crespo a produtos de limpeza não é algo ‘de hoje’ – assim como a tal ‘Krespinha’.

Nos anos 50, no Brasil, um produto com o mesmo nome foi lançado, o qual estampava uma menina negra na propaganda. “No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. Os paulistas também vão me querer bem”, dizia o anúncio.

Comunicado

Na tarde desta quarta (17), a marca Bombril divulgou o seguinte comunicado em rede social:

COMUNICADO:
A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos.
Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade.
Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores.
Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.

Compartilhe
Comentários