Daniel Radcliffe, o Harry Potter, rebate comentário considerado transfóbico de J.K. Rowling

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 09/06/2020 às 8:39
Daniel Radcliffe rebate comentário apontado como transfóbico de J.K. Rowling (Foto: Reprodução/Insagram)
Daniel Radcliffe rebate comentário apontado como transfóbico de J.K. Rowling (Foto: Reprodução/Insagram)

Autora responsável pela saga Harry Potter, J. K. Rowling deu o que falar após uma declaração polêmica. A autoria havia compartilhado um artigo, que citava "pessoas que menstruam". No entanto, ela não concordou com a colocação.

LEIA TAMBÉM: Harry Potter: Daniel Radcliffe diz que ficava ‘muito bêbado’ para lidar com a fama

No Twitter, J. K. Rowling 'respondeu' à publicação, afirmando que "pessoas que menstruam" são unicamente mulheres. O posicionamento foi considerado transfóbico, já que mulheres trans não menstruam e continuam sendo mulheres. Além disso, homens trans também podem menstruar e continuam sendo homens.

Pois bem, o intérprete do famoso bruxinho Harry Potter, Daniel Radcliffe, deu sua opinião sobre o caso. A manifestação veio por meio do site de uma ONG que busca prevenir o suicídio na população LGBTQ+.

Em uma longa carta, Daniel Radcliffe afirmou que se sente "compelido a dizer algo a respeito neste momento".

"As mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade a dignidade das pessoas trans (…). É claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas trans e não-binárias, não invalidar suas identidades".

LEIA TAMBÉM: J.K. Rowling defende Johnny Depp em Animais Fantásticos: “Acordos devem ser respeitados”

O ator ainda afirmou que está buscando ser um melhor aliado à causa LGBTQ+, e convidou os leitores a fazer o mesmo. "Consulte o Guia do Trevor Project para ser um aliado de jovens trans e não binários".

"Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída; lamento profundamente a dor que esses comentários lhe causaram. Eu realmente espero que você não perca totalmente o que era valioso nessas histórias para você".

Últimas notícias