Minhoto inova e lança assistente virtual “Mimi” para dar dicas e receitas por WhatsApp

Mariane Monteiro
Mariane Monteiro
Publicado em 01/06/2020 às 9:00
Assistente virtual desenvolvida pela Minhoto reflete as preocupações da marca para seguir relevante junto ao consumidor Foto: Divulgação
Assistente virtual desenvolvida pela Minhoto reflete as preocupações da marca para seguir relevante junto ao consumidor Foto: Divulgação

Novidade inclui também a divulgação desse conteúdo por meio de um e-book, a partir do mês de junho

Cozinhar sempre foi um prazer para a administradora Julianne Xavier. Desde pequena, ela já gostava de estar na cozinha para ajudar na preparação dos almoços e ceias das datas festivas. Durante o atual período de isolamento social, o hábito de cozinhar ficou ainda mais frequente, com a presença mais intensa da família em casa. “Nessa quarentena, estamos precisando nos reinventar, trabalhando home office, cuidando dos filhos e da casa. Estava procurando algumas receitas práticas e perguntei num grupo de amigas, que falaram sobre o atendimento da Mimi”, comenta Julianne.

A escolha indicada pelas amigas de Julianne é o novo chatbot da marca de vinagres Minhoto, um robô de atendimento virtual que foi criado para dar dicas e receitas práticas e rápidas para os consumidores por meio do WhatsApp (81) 9 9179-8046. “Mimi” é a personificação da marca Minhoto e reforça a interação com as pessoas, que já é uma política forte da empresa, como conta Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade das Indústrias Raymundo da Fonte, que fabricam Minhoto.

“Os consumidores querem, cada vez mais, informações rápidas e ágeis e utilizam o WhatsApp como uma ferramenta para suas tarefas. Trouxemos a Mimi para essa plataforma para ser mais um canal de contato com eles e poder ajudar as pessoas, mostrando que todo mundo pode cozinhar com a ajuda da Minhoto. É um projeto que já nasceu vencedor, pela inovação e praticidade na hora de se comunicar e se relacionar com o consumidor final”, explica Renata.

Camarão empanado e risoto de frango foram algumas das receitas feitas pela administradora Julianne com a ajuda da Mimi. Foto: arquivo pessoal

No momento, o acervo da assistente virtual conta com 22 receitas e 20 dicas, e esse conjunto será atualizado e ampliado periodicamente. As informações trazem sempre conteúdos práticos e rápidos: como descascar o camarão de forma mais fácil; como fazer as verduras frescas durarem mais tempo ou como deixar a batata frita mais crocante. E a robô não oferece apenas dicas relacionadas ao universo gastronômico. Mimi também ensina a evitar o cheiro de mofo, limpar melhor o carpete e higienizar frutas e verduras, por exemplo.

A experiência de Julianne comprova que Mimi é mesmo multitarefas. “Ela passa receitas fáceis, com ingredientes que você costuma ter em casa. Sempre procuro ter alguns ingredientes-chave para pesquisar novas receitas. Com a ajuda dela, já fiz camarão empanado e risoto de frango. Também usei algumas dicas que contam com o próprio vinagre, como lavar cortinas de plástico, porque é um produto bem versátil”, destaca a administradora.

Como chamar a Mimi?

Mimi é um chatbot desenvolvido por meio de regras e mensagens pré-estabelecidas para conversar com os consumidores, que atua integrado à interface do WhatsApp. Ela funciona como uma seção de perguntas e respostas programadas para atender as dúvidas de quem interage com ela, indicando receitas e dicas. O caráter inovador da ferramenta desenvolvida pela Minhoto reflete as preocupações da marca para seguir relevante junto ao consumidor.

“Com Mimi, os consumidores podem pedir dicas e receitas citando um ingrediente e ela vai enviar uma indicação por escrito ou por áudio. Por ser um robô, ela não tem medo de dizer que não sabe, porque ela está aprendendo a cozinhar com os humanos. Então não estranhe se você pedir uma receita com um determinado ingrediente e ela te responder que ainda não aprendeu, mas que logo logo ela estará aprendendo e ensinará aos seus amigos. Isso mostra verdade da marca. A Mimi chegou para ajudar o dia a dia dos consumidores e trazer mais sabor e carinho ao prato dos brasileiros. Afinal, com Minhoto todo mundo pode cozinhar”, esclarece Renata.

E foi justamente esse tom coloquial que Julianne percebeu na primeira mensagem trocada com Mimi. “Foi bem legal porque eu mandei um ‘olá’ e ela me respondeu como fosse uma amiga, se apresentando e já avisando que era um robô e que precisava da minha ajuda. Para a maioria dos ingredientes que eu coloquei, ela me devolveu uma receita e para os que ela não tinha, avisava. É interessante também porque ela pergunta se você quer receber por áudio ou mensagem, porque vai ser do modo que fica melhor para cada pessoa. Achei bem bem versátil e diferente; para o dia a dia é muito produtivo, porque precisamos de receitas rápidas e fáceis. Outra coisa legal é que ela manda foto da receita também e às vezes link para a gente assistir o passo a passo”, detalha Julianne.

Além do atendimento virtual, Mimi já chega com uma novidade, que é um e-book com receitas básicas e algumas mais elaboradas, que a nova robô da Minhoto disponibilizará para seus amigos, a partir do mês de junho. Para ter acesso a todo esse conteúdo, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (81) 99179-8046 e Mimi estará pronta para ajudar. 

Últimas notícias