Morre o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein, aos 63 anos

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 29/05/2020 às 11:17
dimenstein FOTO:

Morreu nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, o escritor e jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, aos 63 anos. Ele lutava contra um grave câncer, que começou no pâncreas e teve metástase para o fígado. Dimenstein era, atualmente, responsável pelo site Catraca Livre, considerado o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela tv alemã Deutsche Welle.

Filho de um pernambucano de descendência polonesa e de uma paraense de descendência marroquina, Dimnestein trabalhou em veículos como a Folha de S.Paulo (SP), onde foi diretor e correspondente internacional, e a rádio CBN (SP), como comentarista. Passou também por O Globo (RJ), Jornal do Brasil (RJ), Correio Braziliense (DF), Última Hora (SP) e as revistas Educação (SP), Visão (SP) e Veja (SP).

Foi um dos criadores da ANDI - Comunicação e Direitos, uma organização não-governamental que tem como objetivo utilizar a mídia em favor de ações sociais. Em 2009, um documento preparado na Escola de Administração de Harvard, apontou-o como um dos exemplos de inovação comunitária, por seu projeto de bairro-escola, desenvolvido inicialmente em São Paulo, através do Projeto Aprendiz. O projeto foi replicado através do mundo via Unicef e Unesco.

Diversos jornalistas e autoridades como o governador de São Paulo, João Doria, lamentaram, via redes sociais, a partida de Dimenstein. Veja:


Últimas notícias