Vanessa da Mata publica dica financeira e é criticada: "A realidade é mais do que viver em um condomínio"

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 23/05/2020 às 1:18
Vanessa da Mata foi o centro de uma polêmica financeira e social no Twitter. Foto: Reprodução/Instagram
Vanessa da Mata foi o centro de uma polêmica financeira e social no Twitter. Foto: Reprodução/Instagram

Vanessa da Mata polemizou nesta sexta-feira, 23, ao tentar dar algumas "dicas" financeiras para seus seguidores do Twitter. Através do 'pássaro azul', a cantora falou sobre a importância de guardar parte do seu salário para construir uma boa poupança, independente do valor dos seus rendimentos.

LEIA MAIS > Com alto padrão de vida, influenciador Abner Pinheiro diz que receberá auxílio-emergencial e revolta seguidores

"Não importa o quanto você ganha, 30% você guarda! Não é salgadinho, nem cerveja, nem churrasco ou o que quer que seja, que possa tirar sua poupança", escreveu Vanessa. "Nós, brasileiros, não sabemos fazer gestão familiar e agora muitos estão sofrendo o que seria uma troca maravilhosa de churrasco para dias mais tranquilos", acrescentou.

Vanessa da Mata tuíta sobre finanças. Foto: Reprodução/Twitter

Em um terceiro tuíte, Vanessa pondera seus pensamentos econômicos e admite que essas regras não são válidas para todos. "Isso é para quem ganha uma quantia que dá para guardar, claro. E para os que usam a grana no final de semana com outras coisas! Se sobra para o churrasco e para a cerveja, então sobra para guardar!", decretou a cantora.

Vanessa da Mata tuíta sobre finanças. Foto: Reprodução/Twitter

As publicações, no entanto, desagradaram seus seguidores. Vários criticaram Vanessa por justamente não pensar nos brasileiros mais necessitados, aqueles que não conseguem poupar os 30% mensais sugeridos pela intérprete de Boa Sorte. "E se a pessoa QUISER gastar com um churrasquinho, porque isso deixa ela feliz?! É união da família, momento de descontração, alegria. Desculpa, mas coisas que nos fazem bem NÃO são desnecessárias", rebateu Amanda Audi.

Já a influenciadora Nath Finanças, especialista na área, retrucou o pensamento da cantora. "No meio de uma pandemia, pessoas perdendo emprego e a senhora faz uma analogia rasa sobre 'guardar 30%?'", questiona a profissional. "É muito mais complicado para quem não é Vanessa da Mata. As pessoas sustentam a casa com menos de um salário mínimo no Brasil. A realidade é mais do que viver em condomínio", disparou.

Tentando apaziguar os ânimos dos internautas, Vanessa excluiu os polêmicos posts e afirmou que suas frases foram motivadas por uma experiência pessoal. "O que aconteceu mais cedo, foi que falei com um amigo que sempre pedi que economizasse ao invés de fazer festas, churrasco ou beber tanta cerveja no final de semana. Ele hoje concordou e disse que os amigos que iam beber às custas dele, não apareciam agora para ajudar", contou ela.

Em vídeo, a cantora ressaltou seu pedido de desculpa, mencionou novamente a experiência pessoal e disse que estudaria mais o assunto, além de abrir uma profunda discussão sobre o tema. "Mais cedo eu fiz um post infeliz, colocando minha vida pessoal como exemplo para todo mundo, e a gente não deve fazer isso. Cada um tem sua história, sua construção, individualidade, e isso muda tudo", finalizou. Confira:

Últimas notícias