Marisa Monte e outros artistas pedem que medida provisória saia das mãos do deputado Felipe Carreras

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 06/05/2020 às 10:45
Marisa Monte (Imagem: Divulgação)
Marisa Monte (Imagem: Divulgação)

Inúmeros artistas da música brasileira resolveram fazer uma ação para pressionar o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a não entregar ao deputado Felipe Carreras, do PSB de Pernambuco, a relatoria de uma medida provisória na qual ele apresentou uma emenda que altera as regras de direitos autorais de músicas durante a pandemia de coronavírus. De acordo com o documento, apenas os intérpretes pagariam pelos direitos autoriais de músicas. Os realizadores de eventos ficariam isentos de fazer o pagamento.

Tudo começou com uma lista de transmissão encabeçada pela produtora Paula Lavigne sobre a emenda do MP 948/20.

Com o documento em mãos, Carreras foi questionado por Anitta nas redes sociais e participou com ela de um debate ao vivo, numa live do Instagram, nesta terça-feira (5). Durante a conversa, que durou aproximadamente 50 minutos, Anitta e Felipe conversaram sobre a proposta do deputado, mas o que se pretendia ser uma conversa tranquila terminou em uma discussão ao vivo. "Eu estou do lado de vocês, é uma via de mão dupla", disse o deputado em certa altura da discussão, sendo cortado pela cantora. "Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado (os artistas). Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus... Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito... Que não é o momento", rebateu.

Carreras teria entrado, também, na mira de outros vários cantores e compositores brasileiros, segundo o jornalista da revista Época Guilherme Amado. Um dos nomes que teriam puxado o movimento é o de Marisa Monte. "Venho em nome da classe fazer um apelo para que ele não seja escolhido como relator. Ele é uma pessoa que tem interesses relativos a direitos autorais conflitantes com os nossos. Nesse momento, qualquer mudança em direitos autorais, seria muito mal recebido por todos", pediu a cantora, em áudio gravado a Maia e transcrito por Amado.

"O senhor Felipe Carreiras tem interesses pessoais, como organizador de eventos e shows, em prejudicar a classe, isentando vários setores do pagamento dos nossos direitos autorais", afirmou Alcione, também a Maia.

Caetano Veloso disse que a indicação de Carreras como relator seria "inadequada e prejudicial" para a classe.

Também teriam apelado a Maia artistas como Djavan, Erasmo Carlos, Dori Caymmi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Nando Reis, Alceu Valença, Marcos Valle, Lenine, Rosemary, Roberto Frejat, Rogério Flausino, Otto, Xande de Pilares.

Felipe Carreras enviou uma nota para o jornalista Guilherme Amado:

"Já recebi o Ecad, artistas  e diretores de suas associações em meu gabinete, em Brasília. Tenho  conversado com artistas e estou disposto a conversar com quantos quiserem avançar no assunto por meio da conversa e não de ataques inverídicos", afirmou. Segundo ele, a emenda à MP 948 é uma sugestão "que pode ser melhorada, como todas as outras mais de 270 emendas à Medida Provisória". "Minha luta sempre foi por mais transparência, justiça e eficiência na distribuição dos recursos",



Últimas notícias