Morre Ricardo Brennand, industrial e colecionador que fundou o IRB

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 25/04/2020 às 7:57
Ricardo Brennand em frente ao castelo do Instituto Ricardo Brennand, um ano após a inauguração do espaço cultural - Foto: Chico Porto / Arquivo JC Imagem
Ricardo Brennand em frente ao castelo do Instituto Ricardo Brennand, um ano após a inauguração do espaço cultural - Foto: Chico Porto / Arquivo JC Imagem

Morreu nas primeiras horas deste sábado (25), o industrial e colecionador de artes e armas brancas Ricardo Brennand, aos 92 anos, devido a complicações da covid-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus. Ele estava internado, há uma semana, na UTI do Real Hospital Português, onde faleceu, e deixa a esposa, Gracita, com quem foi casado por 70 anos e teve oito filhos: Ricardo Filho, Antônio Luís, falecido em 1998; Catarina, os gêmeos Jaime e Lourdes, Renata, Patrícia e Paula. Brennand teve 20 netos e mais de 30 bisnetos.

Ricardo e Gracita Brennand, casal de uma vida, em registro realizado em 2009, quando ele completou 82 anos e o casal, 60 anos de união - Foto: Isabella Valle / Arquivo JC Imagem

Nascido em 27 de maio de 1927, na Usina Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand se mudou com a família, aos 4 anos de idade, para o Engenho São João, hoje bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. É em terras do antigo engenho que, desde 2002, funciona o Instituto Ricardo Brennand (IRB), maior sonho da vida dele.

Leia também
A trajetória de Ricardo Brennand

Formado em engenharia civil e mecânica, pela UFPE, em 1949, Ricardo Brennand atuou na indústria de cana-de-açúcar, e depois nas de cerâmica, cimento, porcelana e vidro. Mais recentemente, o Grupo Ricardo Brennand tem investido, sobretudo, no setor de energia.

Leia também
Um legado robusto

Em paralelo aos negócios, Ricardo Brennand nutriu durante a vida o colecionismo de armas brancas e obras de arte - peças adquiridas em leilões, museus e coleções particulares pela Europa e Ásia. Para além do conjunto arquitetônico do Instituto Ricardo Brennand, as coleções são seu grande patrimônio.

IRB, um legado para a coletividade

O Instituto Ricardo Brennand - que desde o dia 14 de março está com visitação suspensa devido à pandemia - é um amplo espaço cultural constituído pelo Museu de Armas, que abriga coleções de armas brancas, armaduras, peças decorativas e obras de arte de diferentes épocas; e também pela pinacoteca, galeria, destinada a eventos e exposições itinerantes; restaurante, biblioteca, com acervo dedicado à história colonial brasileira e, sobretudo, ao Brasil holandês; além da Capela Nossa Senhora das Graças.

A contribuição de Brennand para o circuito das artes em Pernambuco está para além do IRB, propriamente, e das coleções ali acomodadas: ele é lembrado por ter trazido a Pernambuco, à época da inauguração, a mostra internacional "Albert Eckhout Volta ao Brasil (1644-2002)", com 24 obras do pintor holandês que veio ao Estado com a comitiva de Maurício de Nassau. A vinda foi fruto de dez anos de negociações com o Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague.

No acervo permanente da pinacoteca destaca-se outra exposição de grande destaque e que também joga luz sobre o período holandês: "Frans Post e o Brasil Holandês", com obras do pintor da mesma terra que Eckhout.

Em 2014, por ocasião da Copa do Mundo, que teve o Recife como uma das cidades-sede, o Instituto Ricardo Brennand foi pauta dos canais internacionais Fox Sports e History Channel. Já no ano seguinte, recebeu, pela primeira vez, o prêmio Travelers' Choice Museus, eleito o Melhor Museu do País e da América do Sul, segundo as avaliações feitas por viajantes na plataforma Trip Advisor. No ranking mundial ocupou o 19º lugar.

O IRB se notabiliza também pela proposta educativa, com ações e programas desde visitas escolares até o projeto Peça a Peça, já realizado mais de 130 vezes - a cada edição, uma peça do acervo é posta sob o holofote da história da arte e também a daquele lugar, que é, por fim, um sonho e uma dedicação pessoal transformados num patrimônio cultural.

Foto: Leo Motta/JC Imagem Data: 26.03.2018 Assunto: CULTURA - Ricardo Brennand - Homenageado - Evento de reabertura do Cinema da Fundação (Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco), com a participação do Ministro da Educação Mendonça Filho. Palavras-chaves: Cinema - Fundação - Nabuco - Arte - Cultura - Educação - - ## - Foto: Leo Motta/JC Imagem Data: 26.03.2018 Assunto: CULTURA - Ricardo Brennand - Homenageado - Evento de reabertura do Cinema da Fundação (Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco), com a participação do Ministro da Educação Mendonça Filho. Palavras-chaves: Cinema - Fundação - Nabuco - Arte - Cultura - Educação - - ##
Foto: Ricardo B. labastier/JC Imagem Data: 18-02-2014 Assunto: CIDADES - dr. João Carlos Paes Mendonça e Ricardo Brennand,juntamente com dirigentes do Ministério da Saúde,visitam obras do hospital luiz Felipe Brennand,o primeiro do país especializado em transplante de fígado. Palavras Chaves: Hospital do Fígado - João Carlos Paes Mendonça - Visita à obra - Saude - Cordeiro - Ministério da Saúde - filantropia - Empresários.## - Foto: Ricardo B. labastier/JC Imagem Data: 18-02-2014 Assunto: CIDADES - dr. João Carlos Paes Mendonça e Ricardo Brennand,juntamente com dirigentes do Ministério da Saúde,visitam obras do hospital luiz Felipe Brennand,o primeiro do país especializado em transplante de fígado. Palavras Chaves: Hospital do Fígado - João Carlos Paes Mendonça - Visita à obra - Saude - Cordeiro - Ministério da Saúde - filantropia - Empresários.##
Foto: Isabella Valle/JC Imagem Data: 27/05/2009 Assunto: CADERNO C - SOCIEDADE - Na foto destaque para o engenheiro Ricardo Brennand, no dia do seu aniversario de 82 anos. - Foto: Isabella Valle/JC Imagem Data: 27/05/2009 Assunto: CADERNO C - SOCIEDADE - Na foto destaque para o engenheiro Ricardo Brennand, no dia do seu aniversario de 82 anos.
Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem Data:20-03-2009 Assunto:CIDADES - figado - hospital -convenio - Cerimonia de assinatura de projeto de lei que sera enviado para Assembleia para doacao de um terreno com 3 hectares e meio no Cordeiro para construcao do Hospital do Instituto do Figado. Na foto o empresario Joao Carlos Paes Mendonca, o governador Eduardo Campos, Leila Beltrao e o empresario Ricardo Brennand. - Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem Data:20-03-2009 Assunto:CIDADES - figado - hospital -convenio - Cerimonia de assinatura de projeto de lei que sera enviado para Assembleia para doacao de um terreno com 3 hectares e meio no Cordeiro para construcao do Hospital do Instituto do Figado. Na foto o empresario Joao Carlos Paes Mendonca, o governador Eduardo Campos, Leila Beltrao e o empresario Ricardo Brennand.
Foto: Alexandro Auler/JC Imagem Data:18-09-2006 Assunto:CIDADES-INSTITUTO-FIGADO. Na foto destaque para a Dr Ricardo Brennand, Marcos Magalhaes e Dra Leila Brandao durante a inauguracao do Instituto do Figado de Pernambuco. - Foto: Alexandro Auler/JC Imagem Data:18-09-2006 Assunto:CIDADES-INSTITUTO-FIGADO. Na foto destaque para a Dr Ricardo Brennand, Marcos Magalhaes e Dra Leila Brandao durante a inauguracao do Instituto do Figado de Pernambuco.
Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand. - Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand.
Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand.Na foto destaque para Ricardo Brennand. - Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand.Na foto destaque para Ricardo Brennand.
Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto, destaque para o empresario Ricardo Brennand (D) e Eduardo Lemos. - Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto, destaque para o empresario Ricardo Brennand (D) e Eduardo Lemos.
Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto (esq. p/ dir.), destaque para o senador Marco Maciel, empresario Ricardo Brennand e Governador Geraldo Alckmin. - Foto: Alexandre Belem/JC Imagem Data: 22/01/06 Assunto: POLITICA - Governador de Sao Paulo, Geraldo Alckmin, em visita ao Instituto Ricardo Brennand, no Recife. O governador fez palestra para 100 empresarios e participou de um coquetel. Na foto (esq. p/ dir.), destaque para o senador Marco Maciel, empresario Ricardo Brennand e Governador Geraldo Alckmin.
Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand. - Foto:Marcia Mendes/JC Imagem Data:20/03/2006 Assunto:CIDADES - Reuniao do Instituto do Figado de PE na FIEPE com a presenca de Joao Carlos Paes Mendonca e Ricardo Brennand.
Foto:Chico Porto /JC Imagem Matriz: 35mm Data:03/09/2003 Assunto:CULTURA- Ricardo Brennand. - Foto:Chico Porto /JC Imagem Matriz: 35mm Data:03/09/2003 Assunto:CULTURA- Ricardo Brennand.
Ricardo Brennand em frente ao castelo do Instituto Ricardo Brennand, um ano após a inauguração do espaço cultural - Foto: Chico Porto / Arquivo JC Imagem - Ricardo Brennand em frente ao castelo do Instituto Ricardo Brennand, um ano após a inauguração do espaço cultural - Foto: Chico Porto / Arquivo JC Imagem

Últimas notícias