WEB

Afinal, o que é ‘fada sensata’? Entenda o termo que ganhou força na temporada do BBB20

Publicado em Instant Article internet 23/04/2020 às 10:18
Afinal, o que é ‘fada sensata’? Entenda o termo que ganhou força na temporada do BBB20

Manu Gavassi virou o ícone do termo 'fada sensata' (Foto: Reprodução/Instagram)

Se popularizando na web, a coroa de ‘fada sensata’ passou por muitas participantes da atual temporada do Big Brother Brasil. Marcela, Gizelly, Thelma, Rafa e agora Manu Gavassi receberam o título coroado – e destronado – pela própria internet. Mas, afinal, o que significa ser uma fada sensata?

LEIA TAMBÉM: Saiba o que vai acontecer na reta final do “BBB20”

Por incrível que pareça, o termo não surgiu com o Big Brother Brasil ou coisa do gênero. Muito pelo contrário: foi em 2018 que as ‘fadas sensatas‘ começaram a surgir no mundo da web, como informou o Dicionário Popular.

“Gíria usada para elogiar uma pessoa, dizendo que ela está correta sobre o que disse”, alega o portal. Já era comum atribuir o elogio ‘fada‘ à beleza interna e externa. O ‘sensata‘ veio mais no sentido literal da palavra, que se baseia no bom senso, argumentação e inteligência.

Em outras palavras, ‘fada sensata’ é aquela pessoa admirável – seja uma conhecida ou uma celebridade – que tem uma opinião considerada coerente; como alguém que diz ‘verdades’. Geralmente, os posicionamentos estão relacionados à causas minoritárias, como anti racistas, de cunho feminista, e pró causas LGBTQ+.

A popularização do termo foi tanta que a ‘fada sensata’ acabou virando gente, ou melhor, fantasia de carnaval. Na web, é possível encontrar várias inspirações para o look – que vão de asas e glitter até plaquinhas explicativas

BBB

Mas e no reality? Como o termo se aplicou a diferentes participantes em tão pouco tempo? Ainda em janeiro, no início do BBB20, Manu Gavassi já espalhava o termo internet adentro. Isso porque, com publicações programadas, a cantora teen recrutou o “exército das fadas sensatas” para sua torcida.

LEIA TAMBÉM: Dua Lipa canta no “BBB20”; cantora britânica é querida por Manu Gavassi

“Pra ser uma fada sensata é preciso, número um: ser sensata, acima de qualquer qualidade. Número dois: nunca usar de violência verbal ou física contra haters (…). Número três: ser de absolutamente qualquer raça, religião ou orientação sexual. Número quatro: pensar com a própria cabeça, tudo com a sua inteligência, até a própria fada sensata (…).

Compartilhe
Comentários