Lives de Gusttavo Lima são motivo de processo devido à publicidade de bebida alcoólica

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 15/04/2020 às 13:53
Gusttavo Lima - Foto: reprodução
Gusttavo Lima - Foto: reprodução

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra Gusttavo Lima e Ambev, por causa das ações publicitárias realizadas nas live-shows que o cantor transmitiu, sob patrocínio da cervejaria, nos dias 28 de março e 11 de abril. O processo foi movido a partir de denúncias feitas por dezenas de consumidores, segundo informou o Conar ao portal UOL.

Na denúncia do Conar é citada "falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade", além de "repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto". Na primeira transmissão, aliás, Gusttavo Lima chegou a quebrar o smartphone e a confundir uma garrafa de cerveja com microfone.

RECORDE AS LIVES:

Segunda live de Gusttavo Lima: atraso, orações e milhões

Gusttavo Lima quebra recorde do YouTube com live direto de sua casa

O Conar, ainda na denúncia, reconhece o "formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo País", mas ressalta que deve ocorrer em sintomia aos "princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não sejam difundidas a crianças e adolescentes", conforme o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para bebidas alcoólicas.

O artista e a cervejaria poderão enviar suas defesas ao Conselho de Ética do Conar - ou, segundo o órgão, "adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas".

LEIA TAMBÉM: Gusttavo Lima anuncia doação de R$ 500 mil para lixão já desativado

Últimas notícias