BBB20: #ForaBabu bombou no Twitter; situação entre ele e Thelma impulsionou

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 14/04/2020 às 16:01
Babu é visto como preferido a ganhar o prêmio do "BBB20" - Foto: reprodução do Instagram @babusantana
Babu é visto como preferido a ganhar o prêmio do "BBB20" - Foto: reprodução do Instagram @babusantana

Favorito a ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão do "Big Brother Brasil 20", Babu Santana é menos maioria do que se imaginava. A hashtag #ForaBabu ficou entre as mais publicadas no Twitter, no Brasil, nesta terça-feira (14), dia em que ele disputa seu 8º paredão - de um total de 13 no "BBB20" - com Gizelly e Mari. A rejeição em hashtag pode ser lida tanto quanto uma estratégia da torcida de Gizelly, que nas enquetes e nos termômetros é tida como a provável eliminada, quanto como resultado de certo mal-estar com Thelma, que teve de votar nele na formação do último paredão.

LEIA TAMBÉM: Globo vaza eliminação de Gizelly no "BBB20" antes mesmo do anúncio oficial

O voto de Thelma em Babu acendeu, certamente, uma das últimas fogueiras do "BBB20" - que acabaria no dia 23, mas foi prolongado para o dia 27. Babu, já no início do programa, deixou claro que protegeria Thelma por uma identificação, por ambos serem pretos, e uma causa maior, o antirracismo. A sister também disse que ele era uma das suas últimas opções de voto, pelas mesmas razões. Até que, por uma dinâmica do reality, os participantes tiveram de votar em pessoas do seu grupo, restando a Thelma optar por Babu ou Rafa.

Por sorteio, Rafa votou primeiro - e, a contragosto, foi em Babu, livrando Thelma, que votou na sequência, também em Babu, justificando a escolha pelo fato de Rafa ter estado junto com ela todo o tempo, sobretudo, nos momentos mais difíceis, como quando recebeu o Castigo do Monstro e foi emparedada; a médica anestesiologista também citou a afinidade com Rafa no modo de pensar (como no vídeo abaixo). Babu, por fim, votou em Rafa, protegendo Thelma.

A votação mexeu com os colegas de confinamento. Babu disse entender a decisão de Thelma, que demonstrou com tristeza o quanto lhe custou a escolha a que foi submetida pela situação criada pelo jogo. Para coroar o dilema, a sister virou alvo de Ivy, outra participante, que a apontou como incoerente no Jogo da Discórdia promovido pelo "BBB20" nesta segunda (13).

Repercussão Thelma x Babu

O voto de Thelma em Babu moveu publicações nas redes sociais. Influenciadores negros escreveram analisando a escolha e a sua repercussão. Emergiram questões raciais e de gênero: a mulher preta julgada por ter feito uma escolha pela amiga branca, baseada por afeto (e, possivelmente, também por gênero), enquanto Babu, homem preto, não é questionado por ter se aliado, também por afeto, a participantes de práticas duvidosas, sobretudo Prior (participante já eliminado), homem branco.

No Twitter, julgamentos (por ter salvado do paredão uma mulher branca, ao invés de um homem preto que nem ela), mas também defesa a Thelma, lembrada por ter defendido Babu diante dos amigos, o que lhe custou ser deixada de lado pela "comunidade hippie" e também passar pelo Castigo do Monstro, um dos episódios que mais exigiram inteligência emocional da participante no jogo. Outros lembraram que, entre Thelma e Prior, Babu falara que protegeria o brother, pela amizade e parceria no jogo. Os mesmos motivos que fizeram Thelma escolhê-lo, ao invés de Rafa.

Veja algumas das postagens publicadas por influenciadores negros:

Últimas notícias