Não existe idade para influenciar

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 09/03/2020 às 14:30
Helena (91), Sonia (82) e Gilda (78) são estrelas no canal "Avós da Razão", no Youtube. Foto: ViK Photo Atelier/Divulgação
Helena (91), Sonia (82) e Gilda (78) são estrelas no canal "Avós da Razão", no Youtube. Foto: ViK Photo Atelier/Divulgação

O que Carlinhos Maia e as aposentadas Helena Wiechmann (91), Sonia Bonetti (82) e Gilda Bandeira (78) têm em comum? Simples! São todos produtores de conteúdo online, ou, em outras palavras, influenciadores digitais. Ainda que seja um movimento tímido no país, os influencers seniores ou maduros estão deixando uma expressiva marca de representatividade nas redes sociais.

Afinal, não é por menos. Os brasileiros acima dos 65 anos, de acordo com o Ministério da Saúde, já representam 14,3% da população, ou, em outros números, cerca de 29,3 milhões de pessoas. No caso das youtubers Helena, Sonia e Gilda, donas do canal Avós da Razão, temas como maconha, filmes pornô e sexo na terceira idade são tratados como um verdadeiro 'papo de buteco', onde elas conversam, trocam ideias, bebem e comem petiscos.

"Eu não tenho o menor talento para ficar em casa fazendo crochê", confessa Helena, que não esperava repercutir tanto nas redes. "Eu sou muito 'crua' no assunto, às vezes fico mais perdida que cego em tiroteio", brinca a influenciadora, cuja faixa etária, em 2039, deverá ser maioria nos lares brasileiros, ultrapassando até mesmo o número de crianças no país, de acordo com o IBGE.

Para Sônia, o título não é justificável. "Na verdade, não somos influenciadoras. Somos outra coisa. [...] Poucos sabem que existem 'velhos modernos', e nós, com o canal, pretendemos elevar a autoestima desse público", diz Bonetti, que representa 67% dos brasileiros acima dos 50 anos que sabem o que é um influenciador digital, de acordo com uma pesquisa realizada pelas consultorias MindMiners e Hype60+, em 2019.

Para a psicóloga Roberta Bastos, a introdução dos idosos no mundo digital é importantíssima para o reconhecimento dessas pessoas, principalmente em uma sociedade que valoriza atualmente o narcisismo, o espetáculo e as relações afetivas líquidas. "Hoje, a gente valoriza pouco o que é construído. Então, quando o idoso percebe que ainda consegue construir algo, ele também possibilita o outro de dizer: 'olha, as coisas que dão trabalho, a longo prazo, também tem o seu valor", diz a profissional.

"Quando o idoso é inserido na tecnologia, e existe o reconhecimento, uma nova relação acontece, sendo construída sem efemeridade", explica Roberta, que ressalta os benefícios em ambos os lados, seja o idoso por permanecer sendo alguém relevante, ou ao jovem, que não estará perdido quando envelhecer.

Gilda, a caçula, explica que a proposta do canal, que hoje possui cerca de 27 mil inscritos no YouTube, é justamente dizer que existe vida depois da aposentadoria. "O que a gente tenta passar é que essas pessoas acordem para vida. Carregamos uma bagagem enorme, é tempo para caramba. Então, sempre temos algo interessante para falar, tanto para os mais jovens, quanto para os mais velhos", ressalta bandeira, que confessa, ao contrário da timidez e negação das outras, gostar do seu mais novo título de influenciadora digital.

Influenciadora fashion aos 70

Vovó Izaura Demari exibe sua coleção de chapéus. Foto: Reprodução/Instagram

Cores sóbrias não combinam com Izaura Demari (@voizaurademari), de 79 anos, que se descreve nas redes como influenciadora, modelo e artista. A paixão da vovó fashionista começou há 16 anos atrás, logo após o falecimento do marido. Na época, por prevenção e sem nenhuma pretensão, ela começou a usar chapéus, que, quase sempre, são multicoloridos e de abas gigantescas.

Ao visitar sua página no Instagram, que, aliás, possui mais de 45 mil seguidores e é devidamente verificada pela plataforma de Mark Zuckerberg, parece que Demari usa seu sorriso carismático e extravagância para passar uma mensagem importante aos seus adeptos. "Cuide mais de você, assuma a liderança de sua vida, e viva o agora", diz ela, que assume a frase como um verdadeiro mantra pessoal.

A parananense, de Londrina, que mora atualmente em Florianópolis (SC), onde foi em busca de uma melhor qualidade de vida, e entrou no ramo de influencer há poucos mais de dois anos, quando seu filho, Márcio, empresário e gerenciador de suas redes, percebeu seu potencial. Nas viagens que realizava, Izaura, que possui três filhos, cinco netos e três bisnetos, sempre chamou atenção com seus excêntricos acessórios.

Os looks, pensados em conjunto com o filho caçula, são escolhidos de garimpos ou até mesmo são confeccionados especialmente para ela. Quando questionada sobre seus objetivos no vasto mundo das redes sociais, Izaura é categórica e destaca o empoderamento feminino, a ousadia ilimitada da idade e a importante forma de se impor aos quase 80 anos de idade. "A vida continua, independente da idade".

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