NOITE DO PÍFANO

Cinema São Luiz recebe estreias de filmes sobre João do Pife e Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru

Cinema São Luiz recebe estreias de filmes sobre João do Pife e Sebastião Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru

João do Pife - Foto: Vitor Pessoa / Divulgação

Publicado em Cinema Música 9/03/2020 às 5:46

O pífano será duplamente celebrado, dia 28 deste mês, no Cinema São Luiz, no Centro do Recife, com a estreia dos filmes “O Avião Tá de Parabéns”, de Geraldinho Magalhães e Nilton Pereira, e “Pipoca Moderna”, de Helder Lopes. O primeiro é um documentário sobre a relação e parceria musical entre João do Pife e o multi-instrumentista Egberto Gismonti. João do Pife, a propósito, estará na sessão junto com a sua Banda de Pífanos Dois Irmãos.

João do Pife e Egberto Gismonti se conheceram em 1997, no evento O Espírito de Villa-Lobos, no Canadá, mas não tiveram a oportunidade de dividirem o palco – encontrou que ocorreu, muitos anos depois, no palco do Teatro de Santa Isabel.

João do Pife e Egberto Gismonti no reencontro deles no Teatro de Santa Isabel – Foto: Vitor Pessoa / Divulgação

Sebastião Biano

O centenário Sebastião Biano – Foto: Vitor Pessoa / Divulgação

O filme “Pipoca Moderna” é considerado um road movie musical – acompanha Sebastião Biano, um dos fundadores da Banda de Pífanos de Caruaru, numa viagem às suas raízes musicais, na cidade do Agreste pernambucano. No filme, o músico, que reside em São Paulo desde os anos 70 e que em 2019 completou cem anos de vida, revisita algumas das primeiras composições e improvisa com instrumentistas da nova geração, como o pianista Amaro Freitas e o flautista e saxofonista Henrique Albino.

“Pipoca Moderna” foi exibido em Caruaru, durante o São João do ano passado, quando Sebastião Biano foi um dos homenageados da festa.

LEIA TAMBÉM: Cristina Amaral lança o DVD “Uma Saudade Chamada Nelson Gonçalves” com show

Compartilhe
Publicado por
Romero Rafael

Comentários