'Enquanto Isso em Wakanda' estreia em Olinda como primeira prévia afropernambucana

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 13/02/2020 às 7:37
'Enquanto Isso em Wakanda' estreia em Olinda (Foto: Reprodução/Instagram)
'Enquanto Isso em Wakanda' estreia em Olinda (Foto: Reprodução/Instagram)

Abram as portas de Wakanda… mas dessa vez em Olinda. Pela primeira vez, as prévias carnavalescas de recebem uma festa afropernambucana para os foliões. Em outras palavras, o 'Enquanto Isso em Wakanda', desembarca no Centro de Cultura Luiz Freira, no próximo sábado, 15.

LEIA MAIS: Cinema: a importância da representatividade negra nas telonas

A prévia, que possui o tema 'Afrofuturista', ressalta e incentiva o orgulho da população negra. Porém, como estamos falando de Carnaval, muita música e agito não pode faltar.

O line-up, inclusive, não deixa faltar nenhum ritmo obrigatório para a folia: vai das marcinhas, passa pela ciranda e pelo coco, rima com o rap, vibra pelo maracatu e movimenta o público com o brega.

Como se não bastasse, para valorizar o a cultura, desenvolvimento e criatividade do povo negro, o 'Enquanto Isso em Wakanda' recebe performances. Produtos desenvolvidos por afroempreendedores, além de alimentos afro-brasileiros, serão comercializados.

Os ingressos já estão à venda e o valor varia entre R$ 15 e R$ 50. Eles podem ser adquiridos através do Sympla. O 'Enquanto Isso em Wakanda' tem início às 16h.

Afrofuturismo

Mas afinal, o que é Afrofuturismo? E 'Wakanda'? Os dois termos se popularizaram após o lançamento da Marvel, 'Pantera Negra,' em 2018. O longa aborda questões sobre representatividade e união do povo negro; além do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

Porém, o conceito de afrofuturismo vem muito antes de 'Pantera Negra', que se passa em Wakanda. O termo e sua concepção surgiram por volta de 1993, por um crítico hamado Mark Dery.

Atualmente, é possível conceituar o afrofuturismo como um movimento estético, social e cultural, mas principalmente artístico. Nele, busca-se exaltar a população negra, além dos dilemas e contexto histórico como racismo e discriminação.

O diferencial é justamente abordar e exaltar esses discursos através de traços voltados à tecnologia ou à ficção científica. Em outras palavras, é uma forma de refletir e homenagear o passado para que se possa repensar o futuro.

Últimas notícias