HOMENAGEM

Alceu Valença: o mais novo comendador de Pernambuco

Alceu Valença: o mais novo comendador de Pernambuco

Dayvison Nunes / JC ImagemData: 12-02-2020Assunto: SOCIEDADE - Homenagem do Governador de Pernambuco, Paulo Camara, ao cantor Alceu Valença, com a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes.

Publicado em Notas 12/02/2020 às 8:57

Alceu Valença tornou-se o mais novo comendador de Pernambuco, em solenidade, nesta quarta, no Palácio Campo das Princesas. Ele recebeu a medalha Ordem do Mérito Guararapes pelas mãos do governador Paulo Câmara, numa noite agradável, na varanda do prédio, sob uma lua ainda cheia.

Leia mais:
Exposição retrata a vida de Alceu
Anunciação nas ruas do Uruguai

A cena cultural pernambucana bateu ponto em peso. Do grande Claudionor Germano a Maciel Melo, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Gerlane Lops, Almir Rouche, Geraldinho Lins, Lula Queiroga, Martins, André Rio, a banda Fulô do Mandacaru e Jota Michiles. Ele, aliás, puxava o coro por onde andava. A mesa acabou virando um batuque para vários ensaios. Momento interessante quando o famoso compositor ensinou a “letra original” de algumas músicas celebres. Gargalhada geral.

Para saudação, o amigo Aluísio Maluf foi o escolhido para iniciar os trabalhos da noite. Disse que ia fazer de improviso, mas achava que a emoção poderia interferir no “serviço”. Antes de começar, voz embargada. Foi um discurso cheio de amor, carinho e respeito.

Veja também
Alceu: tema de documentário

Trouxe a trajetória do artista pernambucano como detalhes pessoais de anos de amizade. “Um dos maiores artistas em que colocou nome de Pernambuco no mundo. Criou, inclusive, um estilo próprio e transformou música numa arte única direto para nossos corações”, disse.

Ainda destacou as qualidades do amigo e a capacidade de nunca se cansar e nem deixa ninguém cansado. “Ele consegue criar amizades eternas e amorosas. Foi com ele que aprendi as qualidades de admirar o outro. Já choramos muito juntos”, lembrou.

COMENDADOR

Na sua fala, Alceu disse se senti lisonjeado. “Estou me sentindo o comendador”, falou entre gargalhadas. O pernambucano de São Bento do Una fez questão de destacar seu amor ao Estado. “Eu tenho uma paixão por Pernambuco que se reflete através de minha música”, falou em forma de poesia.

DISCURSO DO GOV

Coube ao governador Paulo Câmara encerrar a cerimônia. “O intuito desta comenda é o reconhecimento ao trabalho de Alceu e sua trajetória bonita em favor da cultura do Estado e País. É a valorização do artista”. Ele ainad destacou a forma de Alceu fazer cultura. “É o que falta no Brasil”, completou.

Veja a galeria de fotos

Compartilhe
Tags:
Publicado por
Mirella Martins

Comentários