MODA AUTORAL

Moda Carnaval para o ano inteiro

Publicado em Carnaval 2020 Carnaval NE10 9/02/2020 às 8:01
Moda Carnaval para o ano inteiro
O Boticário

Se você olhar o calendário, só vai ter prévias, festas e o próprio Carnaval. Você já escolheu o que usar? Há alguns anos, bastava comprar um shortinho, uma camiseta legal, uma flor de plástico para os cabelos ou, um colar havaiano. Os anos 2000 vieram para dizer que Carnaval agora é moda conceitual. No sentido mais amplo da palavra, além da fantasia ou algum personagem (só cuidado com aquelas listinhas proibitivas como Negra Maluca, as indígenas, Iemanjá…).

É a sua escolha quem vai dizer mais sobre você, além de pitadas de referências na moda mundial e também no street style. O diferencial, agora, é que, para além dos dias de folia, a moda “Carnaval 2020” pode ser usada durante ano inteiro. E nada melhor do que essa época do ano para experimentar coisas novas antes de levar para o dia a dia.

A coleção da Viva Eterniza (3) foi feita justamente com esse intuito: o reaproveitamento. Da folia para as festas e baladas. Com shorts, calças, vestidos e tops que, com composições casuais, podem ser usadas do jantar a algum festival cultural.

“Todas peças são muito leves e com modelagens confortáveis, que abusam da transparência, sempre colocando a possibilidade da sobreposição para você montar o look que quiser”, sugere a criadora da marca, Ana Paula Nunes. A ideia é justamente ir criando, compondo novas possibilidades, com o mix de peças que se combinam.

A estilista e produtora de moda Iana Merisse, à frente da Me Veste Merisse (2), começou a pensar a coleção um ano antes. Ela trouxe a linha carnavalesca um olhar contemporâneo, que traz a tradição das cores dos blocos, mas conversa com as raízes do povo nordestino. O carro-chefe da coleção são os bodys, mas Iana viu a necessidade de investir também nas calças transparentes com volume lateral.

“São peças que você pode usar além da folia. Sempre busco pensar no consumo consciente. Então, todas as peças são feitas em materiais resistentes que durem vários carnavais. Muitos dos nossos bodys trazem também a opção de você remover, por exemplo, mangas, e transformá-lo numa peça luxuosa para uma festa”, explica.

A Dona Santa (1) fez uma coleção cápsula exclusiva de Carnaval de sua private label. Tops, shorts, vestidos e macaquinhos ganham bossa em materiais como tule e paetês. Em total sinergia com o clima de folia, as peças refletem a brasilidade da marca com uma estética fun e multicolorida, para serem usados no Carnaval e fora dele. Combinadas com jeans e alfaiataria, as peças podem ir do happy hour à balada. Ou mesmo um short no modelo alfaiataria todo de paetês pode ficar lindo e sofisticado usado junto com uma T-shirt e tênis ou salto alto.

“Hoje as peças que tem vida longa e muitas formas de serem usadas são as que fazem mais sucesso e a nossa cápsula Folia não poderia ficar fora disso”, explica a empresária e criadora da coleção Juliana Santos.

O Boticário
Compartilhe
Publicado por
Anneliese Pires

Comentários