Feira de moda, artesanato e shows abrem o ciclo de Carnaval no Cais do Sertão

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 05/02/2020 às 19:44
Foto para editorial de moda - crédito: PH Reinaux / Secult PE - Fundarpe
Foto para editorial de moda - crédito: PH Reinaux / Secult PE - Fundarpe

O Carnaval 2020, de certa forma, começa já nesta quarta-feira (5), com o Bora Pernambucar no Carnaval, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Turismo mais Fundarpe e Empetur. A programação segue até domingo (9), Dia do Frevo, no Cais do Sertão, com feiras de moda e artesanato, além de apresentações musicais e de manifestações culturais.

Designers, estilistas e grifes de roupas e acessórios pernambucanos compõem a feira Todxs na Moda. Abacaxi de Praia, Aladê, Alice Marinho, Arte em Linhas, Cobogó, Contém Glitter, Colombina, Coreto por Lu Ribeiro, Diabo a Quatro, Diabo Lôro, Dona Quitéria, Espaço Ventos, Jailson Marcos, Maria Ribeiro, Menina dos Olhos, Pipoco, Rafa Que Faz, Studio Lama, Viva Eterniza e Xuruca Pacheco são os participantes.

Já na feira criativa ExpoCarnaval, realizada já há 12 anos, estarão pequenos e médios artesãos do Estado, como Mercado V, Atelier Express'Art, Ester Bispo, Silvia Regina, Rosélia Ferreira, Lívia Aguiar, Ângela Fischer, Ana Falcão, Coletivo de Mulheres Artesãs de Porto/Mata Sul e Virgínia Menezes.

LEIA TAMBÉM: Prévias do Carnaval de Recife/Olinda 2020

Apresentações

O Bloco das Flores e Ylana Queiroga com a banda Ska Maria Pastora são as atrações desta quarta-feira (5). A noite contará, ainda, com participação de Flaira Ferro. Já na quinta (6), apresentam-se o Coco Raízes de Arcoverde, o afoxé Alafin Oyó, o cantor Romero Ferro e o DJ Mozão.

A programação segue na sexta-feira (7) com o maracatu de baque solto Cambinda Estrela, o Clube de Bonecos de Seu Malaquias, o Maracatu Nação Pernambuco, grupo Bongar e DJ 440. Já no sábado (8), o maracatu de baque virado Nação Porto Rico, a Tribo Indígena Carijó, Gilú Amaral e os músicos Henrique Albino, Nilsinho Amarante, Alex Santana e Jonatas Araújo, além de Maestro Spok e a Orquestra Recife, terminando com o set de Original DJ Copy.

As apresentações de grupos de cultura popular começam às 19h, enquanto os shows às 21h.

LEIA TAMBÉM: Confira as opções de camarotes para o Galo da Madrugada

Dia do Frevo

O encerramento do Bora Pernambucar no Carnaval, domingo (9), Dia do Frevo, será animado com o Baile do Cais, a partir das 15h, com um encontro de bonecos gigantes, homenagem às La Ursas de São Caetano, no Agreste do Estado, e show de Alceu Valença.

O Homem da Meia-Noite vai receber os bonecos Zé Pereira e Vitalina, vindos de Belém de São Francisco, no Sertão do Estado. Enquanto que as La Ursas de São Caetano, o Maracatu Nação Erê, o Caboclinho Sete Flechas Mirim, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, os Caretas de Triunfo e os Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira vão participar de cortejo.

A programação do Dia do Frevo terá, ainda, apresentação da Orquestra Malassombro convidando Isadora Melo, Marcelo Rangel e Vinícius Barros. Alceu Valença fecha os trabalhos.

Últimas notícias