FOLIA

COMO EVITAR A RESSACA? Dicas do que fazer antes, durante e depois do CARNAVAL

Médica dá dicas para ajudar na ressaca carnavalesca

Imagem do autor
Cadastrado por

Anneliese Pires

Publicado em 17/02/2023 às 14:50 | Atualizado em 17/02/2023 às 15:03
X

No embalo da festa de Momo, muita gente se esquece de se hidratar, dar atenção a uma boa alimentação e acaba se dando muito mal. É que a combinação de alto consumo de bebida alcoólica e barriga vazia não costuma cair bem. A consequência aparece em pouco tempo: a temida ressaca

Segundo Fernanda Mossumez, especialista em nutrologia funcional, para evitar a chegada desta conhecida indesejada, o ideal é não exagerar no álcool, se manter sempre bem hidratado - intercalando as doses com água - e, sempre manter o corpo alimentado, comendo, pelo menos a cada três horas.

“Estar de estômago vazio pode fazer com que o álcool se potencialize mais rápido no corpo, por isso, hidratação e alimentação são fatores que vão fazer toda diferença no organismo do folião. Beber água e comer direito ajudar a dar aquela força para festejar bastante, por mais tempo  e com saúde”, explica a médica.

“Além da água pura, sucos naturais e água de coco, além de frutas são ótimas pedidas: com estas últimas, a pessoa se alimenta e se hidrata ao mesmo tempo. É melhor deixar de lado as bebidas gasosas, pois elas têm baixo poder de hidratação”,lembra.

FOME NA FOLIA 

Mas no meio do sobe e desce ladeira, como escolher algo para comer? Esta é dúvida de muitos, principalmente dos que têm medo de contaminação das comida de rua. A Dra. Fernanda ensina: “Evite comer queijos e embutidos, além de não saber da validade, o consumidor não sabe há quanto tempo o produto está exposto”.

Ela ainda complementa: “Maionese, ketchup, mostarda e outros tipos de molhos não são muito indicados para comer na rua, a não ser que estejam acondicionados em sachês. Em bisnagas a gente deve evitar, pois ficam fora da geladeira e estragam facilidade devido às alterações de temperatura, o que pode causar  vários tipos de desconfortos e até mesmo uma infecção gastrointestinal”, alerta.

Segundo Fernanda, se a opção for mesmo comer na rua, o ideal é procurar alimentos que passem por cozimento ou que tenham menor possibilidade de contaminação: “Tapiocas só de coco, carnes bem assadas e preparos cozidos como escondidinhos e arrumadinhos são opções razoavelmente seguras”, aconselha.

 O QUE ACONTECE SE BEBEU DEMAIS?

Se você exagerou no álcool, acordou de ressaca e quer se recuperar logo para aproveitar todos os dias do Carnaval, a dica é apostar em hidratação e alimentação. “Comer carboidratos - um bom prato de macarrão, por exemplo - dá aquela levantada no nível de energia. Ovos entre seus múltiplos benefícios estão repletos de vitaminas do complexo B. A B6, particularmente, desempenha um papel essencial na recuperação depois de uns goles a mais. O suco de laranja, por seu alto teor de vitamina C e frutose, ajuda o fígado a recuperar as energias”,  ensina

Ela aproveita para completar: “ Vitaminar-se, se hidratar e manter uma alimentação equilibrada são os ingredientes ideais para aproveitar o carnaval com saúde”, encerra. 

Tags

Autor