Projeto 'Te Enxerga' traz beleza e acolhimento para mulheres

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 28/01/2020 às 9:02
Projeto 'Te Enxerga' é um convite para uma nova visão das mulheres sobre elas mesmas (Foto: Reprodução/Instagram/Marcela Melo)
Projeto 'Te Enxerga' é um convite para uma nova visão das mulheres sobre elas mesmas (Foto: Reprodução/Instagram/Marcela Melo)

Quando foi a última vez que você se olhou no espelho? Não aquele olhar para ajeitar o cabelo ou maquiagem, mas se enxergar mesmo. Quando foi que você se refletiu no espelho - e ficou feliz com o que viu? 

LEIA MAIS: Apolônias do Bem devolve o sorriso e a autoestima a mulheres vítimas de violência

Uma pesquisa da organização australiana Pretty Foundation apontou que 34% das meninas de 5 anos já fazem dieta. E não, isso não é algo a ser comemorado. Até porque, na mesma idade 38% já se sentem insatisfeitas com o próprio corpo. Dessa forma, como crescer amando o próprio corpo, apesar dos ‘defeitos’? Como enxergar beleza em si mesma e se conectar consigo? 

E não é difícil provar isso. Seja em uma conversa banal ou nas capas de revistas, as mulheres sabem o que não gostam em si mesmas. Listam isso e escondem. E os detalhes vão desde uma estria até uma ruga ou cabelo que ‘deveria estar no lugar’.

Te Enxerga

Foi a partir desse questionamento que a fotógrafa Marcela Melo concebeu o projeto ‘Te Enxerga’ - fazendo jus a expressão pernambucana. Para ela, muitas mulheres passam a vida listando os supostos defeitos e se esquecem de amar as qualidades. “Fiquei feliz querendo criar algo para resgatar essa conexão da mulher com ela mesma”, descreve. 

Para a fotógrafa, as redes sociais tem um peso fundamental nessa visão 'deturpada' do próprio corpo. "Lá é onde se posta muita perfeição então todo mundo é feliz, rico, com o corpo perfeito. E, na verdade, perfeição não existe". Aliás, ela também questiona o que é perfeito, que corpo está sendo representado a partir da 'perfeição'. 

"É perfeito comparando com o que? O que é perfeito?", até agora, Marcela conta que fotografou mais de 300 mulheres dentro do projeto e não obteve uma resposta. A iniciativa se deu após a própria passar por um ensaio sensual e enxergar o corpo de outra forma.

“Me senti a mulher mais maravilhosa do mundo e pensei: ‘é isso que tenho que fazer para outras mulheres”. O ‘Te Enxerga’ foi criado em outubro de 2018, e desde então vem sendo não apenas um espaço para se enxergar através das fotos, mas também uma oportunidade de acolhimento. De mulheres acolherem a si mesmas. 

O projeto já foi produzido em São Paulo, Natal, Recife e até mesmo Petrolina. No entanto, todas fotos não contam com edição. "É um convite para ser menos cruel consigo mesma", diz Marcela. É se enxergar não 'dando zoom' nos defeitos, mas sim olhar o corpo inteiro com mais acolhimento e empatia.  Até agora, o Instagram do 'Te Enxerga' conta com mais de 11 mil seguidores e compartilha, além de fotos, depoimentos emocionantes de mulheres. Sobre si e sobre o mundo.

Últimas notícias