O que esperar de 2020?

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 01/01/2020 às 7:58
happy-4488261_1920-e1575304038732-1024x622 FOTO:

Para saber o que nos aguarda em 2020, perguntamos a alguns especialistas. O que podemos esperar neste ano?

MODA "O jeans com uma cara mais vintage, dos mais claros aos mais escuros, e sem muita lavagem. Podendo ser usado num look total denim. Coletes, uma tendência que apareceu em muitos desfiles internacionais, como na Miu Miu, podendo ser usado como sobreposição ou mesmo como um mini vestido. Trabalhos manuais: franjas, crochês, macramê…cada vez mais o manual está sendo valorizado pela moda. Ele vai do look praia, até aos looks de festa. Eo oversized. Faz tempo que essa tendência apareceu, e ela se repete a cada temporada. Pode até não ser muito o estilo das brasileiras, mas as peças soltas (beeeem soltas!) no corpo são cada vez mais aposta dos estilistas e presença garantida nas fotos de street style pelo mundo”, disse a stylist Camila Ferza.


SOCIAL: “Reacender a esperança e acreditar que teremos uma vida melhor. Esperança de uma sociedade mais justa e generosa. Esperança de um povo mais solidário, mais engajado. Pois não adianta só esperar que a mudança venha dos políticos, dos empresários, dos líderes religiosos. Precisamos agir. Que em 2020 o maior programa social que vai transformar a vida das pessoas, seja a solidariedade e a generosidade de cada um de nós!”, Fábio Silva, da ONG Novo Jeito.

ECONOMIA
A expectativa é de um ano bem mais aquecido do que os 5 anteriores. Com uma economia beneficiada pelas reformas já aprovadas como previdência e trabalhista, por uma taxa de juros baixa que contribui para um maior acesso a crédito aumentando nível de consumo e investimentos, além de uma confiança bem maior dos empresários.
Se espera o maior crescimento do PIB dos últimos anos, maior nível de emprego, inflação ainda abaixo da meta e juros ainda historicamente baixo.

Um destaque para o setor da construção civil que vem se recuperando de maneira forte puxando uma cadeira imensa, gerando desdobramentos positiva para comércio e serviço, visto que os empregos gerados vão aumentar a massa salarial é o setor aquecido demandará mais serviços”, Rafael Ramos, economista do Fecomércio.

POLÍTICA: “O cenário eleitoral na disputa para prefeito do Recife deve se consolidar como fragmentado e competitivo, além de influenciado pela disputa política nacional. O eleitor deve estar atento, principalmente, às movimentações de João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), Túlio Gadelha (PDT), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (Cidadania).

Quanto às eleições proporcionais, a grande novidade de 2020 é o fim das coligações entre partidos, o que promete estabelecer uma nova dinâmica na disputa para Câmara de Vereadores. A nova regra deve fortalecer partidos maiores e com linha ideológica e programática claras, ao mesmo tempo em que tende a reforçar o personalismo e beneficiar políticos já conhecidos. Os puxadores de voto continuarão a existir, mas a cauda eleitoral vai beneficiar candidatos do mesmo partido”, contou o cientista político Juliano Domingues.

MÚSICA “Expectativa que o rap continue em ascensão. A tendência é, cada vez menos, o rock ‘n roll se tornar uma coisa para poucos. Os festival em 2019 só focou no rap e funk”, destacou o crítico musical deste JC, José Teles.

TECNOLOGIA “Em 2020 teremos forte avanço da inteligência artificial, que irá começar a massificar a produção de elementos repetitivos na área de serviços. Isso irá mudar a relação com o consumidor e abrirá novos mercados”, contou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Últimas notícias