Atriz Isabella Santoni surge de tranças afro e é acusada de apropriação cultural; entenda a problemática

Samantha Oliveira
Samantha Oliveira
Publicado em 30/12/2019 às 11:15
Isabella Santoni surgiu de tranças para comemorar o fim de ano (Foto: Reprodução/Instagram)
Isabella Santoni surgiu de tranças para comemorar o fim de ano (Foto: Reprodução/Instagram)

Polêmica! Apresentando seu novo visual em Fernando de Noronha, a atriz Isabella Santoni parece não ter agradado a todos. Isso porque, agora com tranças louras, ela foi acusada de 'apropriação cultural' na web. Essa não é a primeira vez que a artista passa por essas acusações.

LEIA MAIS: Com novo visual, Zac Efron é acusado de apropriação cultural

"Eu gosto, faço desde criança", alegou em entrevista à revista Quem. De acordo com a atriz, as tranças ajudam no crescimento do cabelo. "No início dói um pouco depois acostuma", descreveu Isabella Santoni. "Gostei de mudar. Já fui ruiva, loira, morena, raspei, pintei de rosa".

Na web, a reação não foi das melhores. Enquanto uns aprovaram as madeixas loiras tranças, outros internautas acusaram a atriz de apropriação cultural.

No último dia 26 de dezembro, Isabella Santoni compartilhou a mudança no Instagram. Em um clique no espelho, ela apenas escreveu "Trancei" na legenda. A publicação conta com mais de 10 mil comentários.

"Sabe aquela moça branca, classe média alta, (…) mas que não se importa com os negros, não da a mínima para a história; mas usa a sua cultura para lacrar e ganhar uma grana e alguns likes? É exatamente isso que essa moça está fazendo", escreveu um usuário.

"Parabéns por representar, enaltecer, relembrar a arte negra muito obrigado! Deveriam existir mais pessoas corajosas como você princesinha", elogiou outro.

Apropriação cultural

Vez ou outra o termo 'apropriação cultural' causa um rebuliço na web. Mal interpretado, a condição pode ser definida quando símbolos de culturas distintas - como negra, índina e latino-americana - são utilizados por uma grupo predominante que não pertence a esses outros.

A apropriação também não se trata de uma crítica direta a pessoas brancas, como a atriz Isabella Santoni. E sim à desvalorização do que os símbolos como turbantes e tranças afro significam para a cultura negra, por exemplo.

Últimas notícias