Grávida do 1º filho, Giselle Itié faz "ultrassom natural"; entenda a técnica

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 12/12/2019 às 17:02
Giselle Itié fez "ultrassom natural", que reproduz na barriga, em desenho, como estaria o bebê em sua vida intrauterina - Foto: reprodução de @gitie
Giselle Itié fez "ultrassom natural", que reproduz na barriga, em desenho, como estaria o bebê em sua vida intrauterina - Foto: reprodução de @gitie

A atriz Giselle Itié, que está grávida do primeiro filho, da relação com o ator Guilherme Winter, passou por uma "ultrassom natural", realizada pela parteira mexicana Naolí Vinaver. O procedimento, que antes da tecnologia era costumeiramente realizado pelas parteiras, consiste em identificar a posição do bebê no útero - e até as condições do líquido amniótico - por meio de exames físicos, feitos com as mãos.

Naolí, que tem conhecimento da técnica, ficou conhecida ao avançar: além do exame, ela ilustra, por meio de desenho na barriga da mãe, como estaria a vidra intrauterina. Veja:

Substitui a ultrassom de imagem?

Há ponderações quanto à "ultrassom natural". Em matéria no site Crescer, representante do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa colocou que a técnica não deve substituir o exame de ultrassom de imagem. "Todas as atividades para gestantes que tirem o foco da tecnologia e da medicação são válidas e importantes. Mas precisa ficar claro que essas ações não substituem o cuidado profissional do médico, da enfermeira obstetra ou obstetriz", disse à época a obstetriz Ana Cristina Duarte.

Na mesma matéria, porém, a parteira Naolí Vinaver expôs que boa parte dos obstetras tem se limitado a usar apenas a tecnologia. A ultrassom natural, portanto, é defendida para um pré-natal mais humanizado.

LEIA MAIS: Confira outras famosas que estão grávidas ou tentando engravidar

Últimas notícias