negritude

No Dia da Consciência Negra, entenda o porquê da data e relembre famosos que apoiam o movimento

No Dia da Consciência Negra, entenda o porquê da data e relembre famosos que apoiam o movimento

O casal Lázaro Ramos e Tais Araújo foi considerado um dos mais influentes do mundo pela ONU

Publicado em Comportamento Especial 20/11/2019 às 8:38

Muito mais que um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra traz a reflexão sobre população negra brasileira. Porém, será que se sabe o verdadeiro significado da data? Em muitos lugares, o dia 20 de novembro é considerado feriado, mas sua importância histórica ainda é desconhecida por muitos.

LEIA MAIS: Cinema: a importância da representatividade negra nas telonas

Para começar do início, é de ampla sabedoria que o Brasil enfrentou 300 longos anos de um regime escravista. Pessoas negras, que na época não eram consideradas pessoas, tinham seus direitos negados e eram forçadas a servir pessoas brancas. Aqueles que, por sorte e muita luta, conseguiam fugir, se abrigavam nos chamados quilombos.

Esses espaços não funcionavam apenas como um lugar de acolhimento e fuga, mas também de um planejamento de resistência. Um dos nomes mais famosos que protagonizou várias lutas entre escravos e fazendeiros é o de Zumbi dos Palmares. Ele, que vivia em um quilombo localizado em Alagoas, chegou a abrir 20 mil pessoas.

Significado

Até hoje, Zumbi é lembrado como uma figura que lutou pelos direitos da população negra. Conquistas futuras como Lei do Ventre Livre, dos Sexagenários e a conhecida Lei Áura foram alguns dos frutos dessa luta.

LEIA MAIS: Bailarina negra se emociona ao usar sapatilhas cor da pele pela primeira vez

Nos anos 70, foi descoberto que o dia 20 de novembro de 1695 foi a data em que Zumi dos Palmares foi assassinado. A sua morte culminou para a destruição do quilombo no mesmo ano. Porém, apenas em 2011 o Dia Nacional da Consciência Negra foi devidamente admitido e decretado.

Famosos

Falar sobre o Dia da Consciência no Brasil também é pensar no racismo vivenciado pela população negra diariamente. Muitos famosos utilizam sua visibilidade pública para alertar e conscientizar seu público. Confira alguns exemplos.

Compartilhe
Comentários