Novo laser trata as manchas na pele até no verão

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/11/2019 às 9:10
Foto: Freepick
Foto: Freepick

A presença de melasma da pele costuma ser a queixa mais frequente nos consultórios de dermatologia. Causadas por componentes genéticos e hormonais, exposição solar excessiva e sem proteção, costumam causar pavor, especialmente entre as mulheres. "A mancha é uma reatividade específica às agressões. Então, geralmente, o paciente que tem melasma é aquele que pigmenta quando leva um arranhão, por exemplo, que tem um pigmento mais ativo", explica a dermatologista Fábia Valente.

Outro fato importante a destacar: o melasma é uma doença crônica e não tem cura. Portanto, o paciente tem que tratá-lo de forma permanente , no consultório, com uso de lasers, e em casa com produtos específicos. Uma boa maneira de desativar o pigmento que causa o melasma é meio que o "enganando". "Ou seja, partindo ele em partículas tão pequenas que elas não sejam tão reconhecidas como inflamatórias. E, para desinflamar a pele, não podemos causar uma grande agressão com lasers usados no passado, como o CO2, que são extremamente agressivos, e que hoje são absolutamente condenamos para o tratamento de manchas, pois tem tem muito mais chance de pigmentar do que despigmentar", revela a médica .

Por conta disso, a marca Fotona lançou um novo laser chamado StarWalker que pode ser usado no verão. Criado pelos dermatologistas colombianos Julio Velez e Sebastian Velez, o tratamento é pouco agressivo à pele, por isso é permitido até mesmo nas estações mais quentes. Ele combina duas formas de energia que são jogadas com muita velocidade na pele quebrando as manchas em pedaços minúsculos que facilmente desaparecem do organismo "É um laser que a gente pode usar o ano todo pois age fazendo uma desativação das células de pigmentos, que são os melanócitos. É como se eles estivessem meio que matando esses pigmentos devagarzinho. Então, quando você faz esse tipo de tratamento mesmo no verão, ele termina sendo mais efetivo para conter a piora da mancha do que se você trata o ano todo e para no verão", esclarece Fábia

O ideal, segundo Fábia, é aplicar o laser a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Leia também:
O combo perfeito para proteção solar
Esfoliação: o que é e para que serve
Máscaras faciais realmente funcionam?

Últimas notícias