Tudo sobre o uso da vitamina C para cuidado com a pele

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 15/11/2019 às 9:53
Foto: Freepick
Foto: Freepick

A vitamina C é um ativo fundamental na rotina de cuidados com a pele. Ela tem ação clareadora, protege dos raios UV, além de ser antioxidante e ajudar a combater o envelhecimento da pele, causado pelos efeitos dos radicais livres que se formam devido a exposição à radiação solar e poluição, entre outras coisas. Mas… O que é importante saber sobre Vitamina C? A dermatologista Gleyce Fortaleza esclarece algumas dúvidas

1- A Vitamina C que você toma por via oral substitui a que contém nos dermocosméticos?

NÃO. A ingestão de cápsulas de Vitamina C, apesar de ter funções importantes no nosso organismo, não consegue oferecer todos os benefícios potenciais para a nossa pele. Então, se a função é anti-aging ou clareamento, o ideal é aplicar produtos à base de vitamina C Direto na pele, seja na forma de cremes ou séruns.

2- Vale a pena investir em um produto com concentrações super altas de Vitamina c?

NÃO. Estudos mostram que concentrações de vitamina C superiores a 20% não apresentam melhores resultados por motivos ainda não esclarecidos. Diante disso, não parece haver benefício em investir em produtos com concentrações superiores a essa para uso dermatológico.

3- Todos os produtos são iguais?

Não! Além da concentração, existem outros fatores fundamentais para um bom produto. A vitamina C é um elemento altamente instável e não pode ser simplesmente colocada de qualquer jeito dentro do dermocosmético, pois isso interfere radicalmente na sua absorção pela pele. O pH das formulações é essencial para manter uma absorção percutânea adequada devido às propriedades da pele e ao pKa da vitamina C que só penetra na forma não ionizada. Então na hora de escolher um produto, procure a orientação do seu #dermatologista.

4- Qual o melhor horário para usar?

Deve sempre ser usada Pela manhã, antes de colocar o protetor mas Também pode repetida à noite dependendo da indicação médica.

5- Para quem é indicado?

Para todos os tipos de pele, mas a Vitamina C é apresentada em diversas apresentações e concentrações (séruns, pomadas, óleos, etc) e por isso a consulta com o #dermatologista é essencial para escolher o produto mais adequado para a sua pele.

Leia também:
O combo perfeito para proteção solar
Máscaras faciais realmente funcionam?
Fios opacos, ressecados e com frizz? Seus cabelos podem estar precisando de nutrição

Últimas notícias