Conheça a técnica de rápida recuperação na cirurgia de prótese de mama

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 03/11/2019 às 9:03
Recuperação rápida e sem dor
Recuperação rápida e sem dor

De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país que mais realiza estes procedimentos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o cirurgião plástico Pablo Maricevich, formado pela Escola Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, uma das cirurgias mais procuradas pelas pacientes é o implante mamário. E para oferecer mais conforto para aquelas mulheres que não podem se afastar de suas atividades por muito tempo, Pablo opera utilizando uma técnica de rápida recuperação. 

“Num passado recente, orientávamos as pacientes para não levantar os braços por duas semanas. Atualmente, operamos de um jeito em que a paciente já pode - e deve - mover os braços logo após a cirurgia. A paciente opera, ainda no hospital inicia os exercícios com os braços e vai para casa no mesmo dia” – afirma o especialista, que já vem utilizando esta técnica no Recife.

Também de acordo com o cirurgião, o diferencial desta técnica está em uma série de detalhes que causam menos traumas ao corpo. "Usamos a anestesia de uma forma que a paciente acorde sem ressaca e sem dor. Na média, em três horas a pessoa é liberada do hospital e, no dia seguinte, já pode dirigir ou mesmo segurar seu filho pequeno no colo. No pós-operatório, recomendamos que, periodicamente, a paciente faça a elevação dos braços acima da cabeça durante os primeiros dias de recuperação. Assim ela vai readquirindo mobilidade e elasticidade. O trabalho, dependendo da ocupação, pode ser retomado de 1 a 3 dias. O que demora um pouco mais é a liberação para expor-se ao sol, mas isto por causa das cicatrizes, que apesar de pequenas, podem ficar escuras. O ideal é que se evite o sol por cerca de 3 meses.” – avisa. 

Leia também:
Máscaras faciais realmente funcionam?
Quinoa para cuidar da pele
Fios opacos, ressecados e com frizz? Seus cabelos podem estar precisando de nutrição

Últimas notícias