Famosos se mobilizam para conter manchas de óleo no Nordeste

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/10/2019 às 9:23
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Diversas celebridades estão se mobilizando nas redes sociais em prol da proteção das praias do Nordeste devido ao avanço das manchas de óleo. O tom geral é de elogio aos voluntários que estão ajudando na limpeza e de críticas à atuação do governo federal no episódio. Entre as personalidades que se manifestaram estão a atriz Sonia Braga, a apresentadora Bela Gil, o youtuber e humorista Whindersson Nunes e a produtora Paula Lavigne.

 Sônia Braga postou um vídeo de uma tartaruga impregnada de óleo sendo resgatada na praia de Maragogi, em Alagoas, e lembrou do grande número de animais afetados pelo desastre ambiental. Em vídeo postado por Paula Lavigne, a atriz pede providências ao governo. “Não é apenas muito grave, mas urgente”, afirma Sônia Braga, que completa: “E que identifiquem a origem e os culpados por esse crime ambiental”.

Ivete Sangalo postou uma foto aérea das manchas de óleo e pediu atitude urgente dos órgãos responsáveis. "Ironicamente essas imagens remetem muito ao mapa mundi. De fato esse desastre ambiental afeta a todos nós , de todas as partes do planeta. Lamentável o volume de óleo chegando as nossas praias. Já tem um bocado de gente nessa corrente para a limpeza das praias como voluntários . É preciso mais! É preciso uma tomada de atitude urgente dos órgãos responsáveis . O litoral nordestino pede ajuda!"

O marido de Ivete, o nutricionista Daniel Cady, não só tem postado pedidos de ajuda e apelos por providências dos órgãos competentes, como tem posto a mão na massa na limpeza das praias do litoral baiano.

O youtuber Whindersson Nunes, natural do Piauí destacou os prejuízos à população que sobrevive da pesca. “A maior barreira de corais do mundo quase foi melada de óleo. A população que vive da pesca e do turismo fazendo de tudo pra limpar o lugar de onde vem o sustento. Tartaruga, golfinhos e peixes morrendo nessa bosta de óleo. Ninguém sabe de onde vem, ninguém sabe quem foi, ninguém sabe de nada, ninguém nunca sabe de porra nenhuma”, escreveu  Ele pede ajuda com luvas e botas para as pessoas que estão ajudando a limpar as praia. “O Nordeste sempre foi receptivo e carinhoso com todos, precisamos das praias limpas pra receber vocês”, disse

A baiana Bela Gil, apresentadora e chef, elogiou a força do povo nordestivo pela reação à catástrofe. “Me admira e me orgulha o povo nordestino, ao mesmo tempo que me machuca e me envergonha o governo federal!!! Sem ajuda do governo, a população vai às praias limpar o piche com as próprias mãos” postou.

A cantora Daniela Mercury pediu que outros famosos se manifestem sobre o avanço do óleo no litoral nordestino e alertem sobre o desastre ecológico. "Eu quero convidar meus colegas artistas, formadores de opinião, influencers e meus fãs a se manifestarem contra a atrocidade que está acontecendo nas praias do Nordeste."

Patrícia Pillar chamou o fato de "desastre ecológico que pode ser incalculável" e clamou por uma reação do país: " precisamos que a tecnologia do país seja usada para impedir a chegada de novas manchas ao litoral e também para impedir que o óleo vá para o fundo do mar, matando milhares de espécies. VAMOS REAGIR????? "

A atriz Leandra Leal foi mais uma das celebridades a postar sobre o assunto. Em texto destinado ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ele pede respostas: " Sr. Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles: quando é que vamos parar de debater quais estatísticas são verdadeiras, quais são falsas e qual é a origem desse petróleo cru que invadiu o nosso litoral nordestino pra partirmos, de fato, pra um plano de ação? Quando o senhor vai parar de jogar a culpa em outros países, em ONGs, inventando polêmicas, e assumir a responsabilidade que o seu cargo exige? Precisamos de ações concretas nas áreas atingidas e não de guerra de narrativa no Twitter!"

Últimas notícias