Loira gelada, breja, cervinha, birra. Sinônimos não faltam para uma das bebidas mais consumidas no mundo, a cerveja. Contudo, hoje, pedir o "ouro líquido" nos bares não é só chamar por um desses apelidos carinhosos, ou ser criterioso com a espessura do colarinho. É muito mais complexo. Pilsen, Pale Ale, Weiss, Bock, Dry Stout, Fruit Lambic: estes são apenas alguns dos tipos de cervejas que vem tomando conta do mercado. E, pensando nesse nicho que continua em expansão, o de cervejas artesanais, que a Carvalheira e o Shopping Recife criaram o BierCarva, primeira edição do evento que reuniu 11 grandes nomes das cervejarias nacionais e internacionais e mais de 40 rótulos, neste sábado (19), no Parque das Esculturas do mall.
Com tamanha variedade inclusa no open bar, não era de surpreender que as pessoas caminhassem no evento com vários copos diferentes. Para o cervejeiro Gerson Oliveira, foi uma chance única de descobrir "A" cerveja ideal de cada um. "O mercado vem crescendo muito. O pessoal quer cada vez mais experimentar. É legal que aqui é o lugar para isso, porque são montes de cervejarias e de opções e não tem que se preocupar com ‘não vou provar, vai que eu não gosto e gasto dinheiro com isso’ porque aqui, com essa variedade, você descobre a sua favorita. A minha é a IPA", destaca.
Para os que não são tão fãs da paixão nacional, a festa garantiu gim, uísque e vodca, também inclusos. A administradora Lígia Maria, que foge de ser uma beer lover, foi atraída pelo clima tão característico das festas. "Como já participei do ChurrasCarva, eu sabia que o ambiente era muito bom e que valeria a pena. O clima é gostoso, sempre descontraído. Felizmente teve o open bar de destilados para melhorar!", brinca.
Para além das - muitas! - cervejas geladas, a festa contemplou outros favoritos do público recifense. Uma boa música, variando do folk de No Money For Ca$h, seguindo com sucessos brasileiros diversos com Maraca Band e DJ Damata, e finalizando com reggae soul da Amy Reggaehouse; até a gastronomia mais cervejástica possível: churrasco, burgers e hot dogs. O ambiente, com gente de todas as idades, só reforçou o clima de "breja, musiquinha e churras no quintal de casa" - a diferença ficou apenas no tamanho do "quintal" do Shopping Recife, que comportou cerca de mil pessoas.
Nas diversas mesas do local, algumas famílias levaram seus filhos e aproveitavam o dia, como Michelle Guimarães. Poder levar os pequenos, inclusive, foi fator fundamental. "A opção de trazer as crianças e foi muito, muito boa. Nós gostamos de cerveja, de aproveitar, mas aproveitar é em família. Tanto que meu marido até disse: ‘se meus meninos não forem, eu nem vou’”. A cunhada de Michelle, Patricia Souza, que também levou os filhos e complementa: "A gente vem, curte nosso dia e eles também curtem com a gente".
A tendência de eventos com atmosfera "livre de faixa etária" e voltados para a proximidade entre as pessoas, como o BierCarva, é explicada pela gerente de marketing do Shopping Recife, Renata Cavalcanti. Para ela, "o Shopping cada vez mais se consolida como um centro de convivência, de entretenimento". Assim, o elo entre o mall e a Carvalheira deve ser duradouro. "A gente já tem uma parceria há alguns anos e, a cada ano, busca lançar um projeto novo. No ano passado foi a vez do ChurrasCarva. Esse ano, além da segunda edição do Churras, tivemos o primeiro BierCarva. Então nada melhor do que esse grande parceiro para trazer sempre novidades nesse segmento", conclui.
Fotos: Luiz Pessoa/JC360